


Nos últimos dois anos, 2009 e 2010 dediquei-me a estudar o curso de Cerâmica, à distância, do Instituto Condorhuasi de Ceramologia. O Instituto Condorhuasi é comandado pelo Maestro Jorge Fernandes Chiti, autor de mais de 40 livros e conhecido de quase todos os ceramistas. Seu Dicionário Cerâmico é o mais completo do ramo. Lá se encontra tudo, qualquer dúvida, qualquer termo cerâmico, sem falha, estará lá. São três volume, indispensáveis numa biblioteca cerâmica. El Maestro, Chiti como é conhecido aqui no Brasil, tem seu Instituto em Buenos Aires e anualmente dá cursos intensivos e, também, promove a Bienal de Cerâmica = condorhuasi@sinectis.com.ar =A Tecnicatura é um curso completo, dividido em 3 semestres. Todavia, eu demorei quatro semestres para completar. Durante estes dois anos, estive, permanentemente, com 15 livros do Maestro, sempre à vista, estudando, mandando as lições, com as fotos das aulas práticas. O Curso é em espanhol e foi interessante passar dois anos, mandando as lições com as fotos das práticas, consultando dicionário e livro de gramática.
EstaTecnicatura abarca praticamente todas as áreas da cerâmica Artesanal e Artística e, também, a arqueológica Argentina.
São mandadas as lições, via email, com as questões, que para respondê-las e estuda-las necessitam-se os livros correspondentes. Os preços dos livros são baixissimos, comparadas ao nosso padrão nacional. Custam de 35 a 40 reais cada um. Evidentemente, são os livros do Maestro.
MODULO 1 = ARCILLAS/PASTAS Y VASIJAS
MODULO 2 = ESMALTES/ESCULTURAS Y MURAL
MODULO 3 = HORNOS CERÁMICOS
ENGOBES
CERÁMICA ARQUEOLOGICA ARGENTINA
Estou anexando várias fotos das aulas práticas,que podem ser encaixadas nas lições acima. Por comodidade, as fotos pertencem ao módulo 2. Vejam que tem uma foto de um mostruário de cores. Tratam-se de vidrados alcalinos e plúmbicos com adição de óxido de cobre para que se veja a diferença de coloração nestes dois tipos de vidrados. Os vidrados alcalinos podem ser usados em utensílios culinários, enquanto que os plúmbicos não. Evidentemente que em todo curso é dado um enfoque sobre a toxidade dos vidrados e o livro Toxicologia Cerámica, do Maestro, disseca todos os compostos e elementos químicos tóxicos na cerâmica, com os quais o ceramista deve ter MUITO CUIDADO!
Neste módulo, 2, aprende-se a técnica Condorhuasi para preparo de soluções de vidrados e adição de óxidos corantes. No de escultura, além do estudo de escultura teórico, necessitam-se modelar algumas peças para poder completar as lições. No de Mural estudam-se as proporções áureas, sequência Fibonacci, e exercícios correspondentes. Aprende-se, a usar a pasta auto-fraguante que podem ser deixado ao tempo, sem queima, com algum percentual de cimento. A placa colorida são engobes naturais de argilas encontradas nas cercanias de minha casa, que é pródiga em argilas coloridas.