segunda-feira, 6 de setembro de 2010

FORNO DE ALTA-GÁS-construçãO



Tenho sido consultado por muitas pessoas para cursos no meu ateliê. O Rafael, da foto, veio de Florianópolis, interessado na construção de um forno à gás. O forno à gás que construí, todo calculado, usando os dados do Maestro Chiti, com tijolo isolante, cilíndrico, é um forno muito prático. Primeiro porque é feito com tijolos isolantes, em cunha, sem rejunte, e pode ser desmontado e montado em menos de meia hora. Isso facilita muito a vida dos ceramistas, principalmente daqueles que dispoem de pouco espaço para montar seu ateliê. Além da praticidade, seu funcionamento é simples, gasta pouquíssimo combustível, atinge rapidamente a temperatura desejada. Tenho uma apostilinha de montagem do forno e vou explicando a sequencia.
Outra grande vantagem do forno é que, por ser feito em módulos, pode ser aumentado ou diminuído, de acordo com a necessidade. Por exemplo, se o ceramista tem uma peça maior do que o forno, em altura, pode ser adicionada uma camada de tijolos, aumentando a altura. Claro que daí muda o volume do forno e a capacidade do maçarico, a entrada e saída de ar devem estar preparados para isso, mas é simples.
Foi um dia tranquilo, o Rafael, vegetariano, com o astral característico das pessoas que não comem carne, foi anotando e, sendo arquiteto, tirou de letra a montagem do forno, talvez até melhore um pouco.
Enquanto isso, as Baitacas (psitacídeos característicos aqui da região) começaram a procurar espaços entre as telhas do meu ateliê para fazerem ninho, o que é um grande astral. Muito bom, muito bom....

Um comentário:

Daniel Antonio Guglielmelli disse...

Boa Tarde Narciso

Pretendo desenvolver um trabalho voluntario em Passa Tempo, MG relacionado a ceramica.
Estou negociando com a APAE e talvez, alguma escola da regiao.
Sobre esta apostila que voce citou sobre a montagem de um forno de alta a gas, gostaria de saber se eh possivel obte-la.

Grato pela atencao!

Daniel Antonio Guglielmelli
Passa Tempo, MG