segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Finalização curso Cacatu-Antonina





Para completar o curso em Cacatu, realizei duas queimas seguidas. No curso de junho não me agradei muito da queima, todavia a lenha estava molhada e não era de boa chama, o forno recém construído e o tempo muito úmido.
Desta vez fui atrás de lenha da melhor qualidade. Sempre é difícil conscientizar as pessoas sobre a necessidade de uma lenha apropriada para cerâmica, que não funciona igual ao forno para pão. Encontrei boas toras de eucalipto que foram rachadas em finas lâminas longitudinais, com comprimento um pouco maior do que a profundidade do forno. A lenha precisa ser de chama, não de brasa.O resultado foi bom, porém achei que o forno demorava demais para lançar a temperatura para a câmara de cocção (local onde se colocam as peças). A queima ficou perfeita, mas achei o funcionamento devagar. O tempo de queima foi de 9 horas. Este forno eu mesmo concebi, há alguns anos atrás, baseado na experiência que eu tinha em estudar a literatura sobre fornos e a cerâmica artesanal existente nas proximidades de Curitiba. Como já construí mais de 30 destes fornos, pude acompanhar as queimas deles. Nem todos comportaram-se igualmente, aliás, cada forno é um caso particular, com alguma variação do modelo padrão. Dentro do forno, acima da fornalha, tem passagem de calor na parte dianteira, na traseira e na parte central. Senti que neste forno de Cacatu o calor não subia e notei que o espaço da parte dianteira não estava condizente. Depois da da queima sempre dou uma checada na fuligem que restou dentro do forno, se existir fuligem, e percebi que, realmente, o calor tivera alguma resistência na parte dianteira. Mudei o espaço, aumentei, pois é desmontável, deixei uma distância de aproximadamente 10 cm na parte dianteira e na traseira. No centro, dos dois lados, um buraco de 10 x 10 cm2. Desta vez funcionou como um relógio., Queima perfeita, padrão, deu gosto de ver o forninho funcionando. Deixo um buraco de um tijolo na parte posterior bem no nível do chão, como respiro. Então, como demonstração, o fechamento ou abertura deste respiro modificava a entrada da chama para dentro ou para fora do forno, na parte dianteira (entrada da fornalha).
Foi muito legal a comprovação de eficiência e transmissão de conhecimento.
Cacatu tem o privilégio de estar aos pés da Serra do Mar. Da chácara da Márcia Ito, onde foi realizado o curso, pode-se vislumbrar o maciço, com o Pico Paraná dominando . Ainda, de quebra, tem a Natureza exuberante ao redor deste espaço do Estado do Paraná mais preservado, de Mata Atlântica e pude observar até jacarés tomando banho de sol numa lagoa, na própria chácara. Pensei que estivessem extintos nessa região.... Ainda descobrimos pedras sabão que são silicatos de magnésio, material de primeira qualidade (reduzida a pó), a qual, junto com o chamote (tijolo moído e peneirado, médio= 0,5 mm) e a sílica (areia) mediana (o,5mm), são os componentes para resistir ao choque térmico de panelas que vão ao fogo.

Nenhum comentário: