sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

OS CICLOS NATURAIS (digitando)





Na nossa vida diária, as aves e as plantas, as pedras, água, enfim, quase tudo é um pano de fundo, uma paisagem por onde a gente se locomove. Agora, nesta semana de lua cheia, tive a oportunidade de, da minha casa mesmo, de uma varanda colocada estrategicamente virada para o norte, ver a lua nascer, atrás do Pico Paraná. O Pico Paraná, na Serra do Mar, na Região Metropolitana de Curitiba, é o ponto mais alto do sul do Brasil, 1964 m de altitude. Num momento de paz e tranquilidade apreciei a ascensão do astro e agradeci por estar em casa e desfrutar de um acontecimento corriqueiro, mas de especial valor prá mim. Sempre tenho observado os céus noturnos, espetáculos de aurora e ocaso, mas não me lembrava de ter presenciado a lua nascer tão ao norte. Sei, estamos no solstício de verão, preciso consultar algum astrônomo amador , para saber se é uma ocasião especial da lua nascer tão ao norte. A foto é o registro do momento, em primeiro plano os galhos da Araucária angustifolia, o nosso em extinção pinheiro paraná.
Completei sessenta anos de idade, lembro sempre o Murilo Mendes, poeta, "Vim para conhecer as influencias do tempo...." Quero olhar com mais calma ao meu redor. Tenho observado as aves. Os canarinhos da terra, beija-flores, ticos-ticos, baitacas, bem-te-vis, corruíras, pintassilgos, saíras, sanhaços, sabiás do peito branco e vermelho, mais o sabiá preto, este fantástico cantador que quase não repete o canto, e outros mais, mais e mais. Resolvi começar a prestar a atenção nas aves que vivem aqui no terreno do qual eu sou dono mas que me sinto apenas um guardião da natureza. O que elas fazem o dia inteiro? Onde dormem? O que comem? Que delícia poder compartilhar destas coisas simples. O Tico-Tico, por exemplo. Como ele é bobinho, como ele é simples! Um casal estava se relacionando no início da primavera. Depois, fizeram um ninho num monte de capim que estava dentro da horta. Era um monte de uns 70 cm de altura e o ninho estava lá simples, mimetizado pela cor das plantas secas. 3 ovos apareceram e , em seguida, três filhotes, começaram a crescer rapidamente. Fiquei com medo, inicialmente, de que algum chopim tivesse aproveitado o local para chopinzar o espaço alheio. Não gosto de ficar me aproximando demais dos ninhos, para que as aves não fiquem desconfiadas e nem deixar o meu cheiro no ninho, para não espantar os donos do pedaço. O Tico-Tico escolhe cada lugar à toa para fazer ninho( No ano passado fizeram um ninho no centro de um xaxim, que ao crescer, pois as folhas se desenrolam, o ninho, com ovos, foi jogado pro espaço)!
Logo depois o casal, estava na tarefa de buscar comida o dia inteiro para os tres filhotes. O casal estava dividido, o tempo inteiro chamando para marcar presença e deixar os filhotes tranquilos. Qualquer ameaça de perigo, todos se escondiam e silenciavam. O filhote da foto é aquele que apresenta algumas manchas escuras no peito, vejam como é desengonçado. O pai (ou mãe) já mais tranquilo, senhor de si, mais elegante.
Numa dessas manhãs em que me levanto muito cedo, no escuro, preparo um chimarrão e espero o dia amanhecer, vi, logo cedo, um tico-tico tomando banho nas folhas da parreira molhadas com o orvalho noturno. Cena lindíssima, bucólica, enternecedora.
O Tico-Tico é muito simples, é muito bobinho, está o dia inteiro ao redor da casa. Dorme com os filhotes no limoeiro e está o dia inteiro ao redor da casa, catando insetos, alguma comidinha que esteja dando sopa.Entra inúmeras vezes dentro da cozinha, procura farelo de pão, qualquer sobre e se manda para levar pros filhotes. O Tico-Tico é muito simples é muito bobinho, é a ave que eu mais gosto.

2 comentários:

Helena Erthal disse...

Gilberto,

Creio que somente com certa maturidade nos abrimos para perceber realmente a natureza e valorizar esses momentos. Por mais singelos que esses momentos possam ser, não são todos que possuem percepção para apreciá-los. É o assombro que sentimos diante da beleza que se instala na simplicidade. Hoje as pessoas querem as coisas fantásticas...mirabolantes e tecnologicamente inovadoras...que em pouco tempo envelhecem.

. disse...

A vida é curta para tanta coisa. O comercial tem que ser adequadamente colocado, para não tomar conta de tudo.