segunda-feira, 6 de setembro de 2010

VIDRADO DE CINZAS/AULA INDIVIDUAL



Através do meu blog, fui contactado por uma mineira, Sonia Guimarães, que está morando em Dubai que quis aproveitar sua passagem pelo Brasil para ampliar seu conhecimento cerâmico. Marquei com ela um dia de aula no meu ateliê. O interesse dela era em vidrados de Cinzas. Bom, estava com o material do Congresso de Cerâmica, da oficina que tinha ministrado. Tenho o forno de alta, em formato cilíndrico, de fácil manuseio, que atinge até 1350 graus centígrados, com apenas um maçarico de 50 kcal, que, num ciclo de 4 horas gasta menos de um bujão de gás de 13 kgs. Foi tranquilo. O assunto foi se estendendo para cerâmica indígena, arqueológica, pré-colombiana. Daí cada interesse vai longe e tenho uma admiração pela cerâmica de Santarem, arqueológica, o que proporcionou um bom bate e volta.
A Sonia é mineira de São José do Goiabal, mora há muito tempo em Dubai, menina interessada, perguntadeira, que foi anotando e gravando tudo o que queria, daí formando um momento de trabalho e estudo muito proveitoso.
Há anos que venho estudando cerâmica e estou atravessando um momento de retorno pelo meu trabalho. Tenho um amplo campo de estudo e pesquisa pela frente. Meu interesse é pelos vidrados de cinzas e de rochas. Vidrados de basalto, marrons, acho belíssimos, usando granito, também, rochas que encontro por onde vou, escórias, argilas de diferentes colorações. Tudo isso me interessa e estou pesquisando.
Enquanto isso, as primavera vem se antecipando e os sabiás laranjeira começaram a cantar timidamente ao mesmo tempo em que florescem as laranjeiras, tudo a ver, tudo a ver...

Nenhum comentário: