quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Calcário-Maquete




Estive dedicando-me à confecção de uma maquete de uma fábrica de Calcário. Aqui na Região Metropolitana de Curitiba tem uma produção alta de Calcário. O calcário é o Carbonato de Cálcio, CaCO3. O calcário tem inúmeras utilizações. Sua maior utilização é como corretivo de solo, pois aumenta o pH de solos ácidos e na fabricação de cimento. Para massas cerâmicas de baixa temperatura, até 1100 graus centígrados, o calcário, em torno de 13%, baixa o ponto de fusão. Dá, também sonoridade às peças. Nas indústrias cerâmicas de Campo Largo, o grande centro produtor de cerâmica do Paraná, o calcário é muito usado. Nas pequenas fabricas de produtos artesanais, com cerâmica de coloração branca, o uso de calcário é generalizado. O Calcário é, também, o mármore, o material das conchas marinhas, a calcita que foi usado como lente, também chamado de Espato da Islândia. A 820 graus centígrados ele se transforma em óxido de cálcio e gás carbônico.
Para fazer esta maquete contei com a ajuda fundamental da Rita, conhecida miniaturista de Curitiba.Ela aparece ao fundo na foto. No seu ateliê, junto com duas colaboradoras, foi possível construir a montoeira de traquitanas e tranquibérnias que compoem a maquete. No meu ateliê comecei a fazer a parte da base, com poliueratano, para dar volume e poder modelar a mina de calcário, bem como as instalações da indústria de transformação. O calcário é usado direto na agricultura e também transformado em cal virgem, para uso nas construções. Depois desta base estar pronta, a maquete tinha as dimensões de 0,60 m de largura por 1,90m de comprimento, transferi para o ateliê da Rita. O bom de trabalhar com uma pessoa que tem prática em miniaturas é que o que se deseja vai sendo construindo rapidamente = casas, correias transportadoras, galpões, telhados, fornos, etc.
Tive que estudar o processo de fabricação, visitar a fabrica, memorizar a sequência, visitar a mina, etc. Em toda a maquete fomos colocando os materiais que se usam no processo. Pintura da mina com a própria argila colhida no local, o calcário quebrado como pedras e, no processo, pó de calcário sujando as árvores, porque na fabricação o pó de calcário vai pintando os arredores da fábrica. Por isso tem legislação do Instituto Ambiental do Paraná que controla a poluição e a retirada do minério.
Esta maquete será usada no museu do Estado para visitação de escola, por isso, o processo didático da maquete.

Nenhum comentário: