segunda-feira, 19 de julho de 2010

INVERNO/NATUREZA







Tô sentado olhando prá uma cerejeira do Japão lotada de flores ao lado do meu ateliê. O pensamento é recorrente: Hamada escrevendo pro Bernard Leach, que já citei anteriormente: “sinto que a primavera entra dentro de mim cada mais, quando vejo as cerejeiras floridas”. Obrigo-me a parar, sentar em frente à cerejeira e ficar contemplando. Aproveito e fumo um charuto de uma hora e meia (prazer que me reservo cada final de semana), como forma de me reter no local, sentir o momento, ver a floração que é tão fugaz. Também tomo um chimarrão prá molhar o bico. Várias espécies de aves vêm alimentar-se com as flores. Sanhaços, Baitacas, tiés e mais os beija-flores estão permanentemente sugando nectar, outros mais, também.
Este ano como os caquizeiros deixaram de produzir seus frutos e olha que aqui, Quatro Barras-PR, era conhecido como a terra dos caquis, as aves ficaram sem um alimento que tinha em grande quantidade. Aconteceu em toda a região. Apareceu um fungo que atacou os caquizeiros e todos estão doentes. É lamentável! Ainda não existe um diagnóstico. Perdi um espetáculo anual que enlevava meu espírito e enchia meus olhos com a grande quantidade de espécies de aves que vinham comer caquis em frente à minha janela. Pelo contrário, fico triste em perceber e sentir que o nosso mundo está mudando prá pior.
A Natureza não está sendo levada em consideração. O nosso código Florestal está sendo usado para espremer o Meio Ambiente. Quem não vê que estamos indo numa direção sem volta, que o Ser Humano não tem projeto que tenha como foco a Humanidade, a Solidariedade, Igualdade e mais todos os ideias que todos sabemos e que não precisam ser enumerados, estão na cara.
Reviveram bactérias de 250 milhões de anos, imagens captadas do Universo (Huble, radiotelescópios)quase no limite do visível (o Universo visível tem 14,7 bilhões de anos luz de diâmetro), para construir um acelerador de partículas do jeito que os cientistas acham viável para entrar mais fundo no mundo microscópico das partículas que compoem matéria custa uns 30 bilhões de dólares, um projeto que leve o homem à Marte custa uma baba de 150 bilhões de dólares, para levar homens à lua somente uns 50 bilhões de dólares, os cientistas querem levar a vida para outro local do espaço (rs), a cada minuto é desmatado mais de um hectare, a fome dos pobres aqui no planeta é bilionária, no final do século dezenove os cientistas achavam que já tinham descoberto tudo sobre a Natureza, a cada 65 milhões de anos acontece uma catástrofes que dizima quase todas as espécies do planeta Terra, somente tem 3 planetas com possibilidades de vida no Sistema solar e mais uma lua de Saturno e outra de Júpiter, a Natureza apresenta maravilhas que parecem encaixar-se para que a Evolução avance com um objetivo que ainda não sabemos qual é, a água ao congelar aumenta em 10 % seu volume o que faz com ela flutue nas própria água, não congelando o fundo dos oceanos, a inclinação do planeta na trajetória solar permite a existência dos trópicos que, nas estações varre todo o planeta distribuindo luz nos polos de meio em meio ano, igualmente, distribuindo de forma equitativa o calor, a vida demorou 3 a 4 bilhões para chegar no estágio atual, há apenas 500 milhões de anos que a evolução começou a se diversificar para além de bactérias, a cada 80 milhões de anos todos os continents ficam juntos novamente, o oxigênio do planeta é resultado de ação bacteriana, se os 22 % de oxigênio aumentassem para 30% teríamos combustão espontânea de toda a materia orgânica, se o percentual fosse apenas 15% seria um problema fazer fogo, desconhecemos quase totalmente os fundos dos oceanos, pode ser que existam de 10 a 100 milhões de espécies no planeta, apenas conhecemos mais ou menos 2 milhões de espécies, se existem extraterres, onde eles estão? (Fermi), tem mais, tem mais, de monte, O NOSSO PLANETA É UMA MARAVILHA DO UNIVERSO, ele é único, e seu equilíbrio é frágil.
Vou humildemente e com muita garra voltar ao meu trabalho cerâmica, na busca de um resultado, pensando no poema do A.Huxley, que vou escrevendo de memória : “Pois se em tempos, os filhos da nobreza cantavam a beleza a Grécia e o proprio Deus, nós, os filhos de agora bem sabemos o sítio em que vivemos, enquanto isso desce na Terra o Espírito Santo em luz Banhado”.

Um comentário:

MZ disse...

Narciso, além de você ser um grande ceramista e pesquizador também atem um excelente conteúdo intelelectual, è um ótimo escritor e tem bastante sensibilidade. Você tem algum defeito? rs,rs,rs....gosto muito das suas dicas de cerâmica, o modo democrático simples e aut~entico que fala sobre os espisódios. Parabéns pelo seu sucesso. Para mim, sucesso significa conseguir dominar esta arte(ceramica) ter um belo estúdio no campo e poder viver plenamente dedicado a arte, mais ou menos como um hermitão moderno. Um dia eu chego lá.