quinta-feira, 8 de julho de 2010

Cacatu - Retorno








Cacatu foi um lugar agradável de dar um curso de cerâmica. Tive a grata surpresa de ser informado, ao retornar, que a turma tinha aproveitado a zimbra (que é o suporte de madeira para sustentar a cúpula do forno quando ele é construído) para fazer um forno na casa de um dos participantes do curso.
Foi no dia do jogo do Brasil contra um destes times aí, na Copa de Futebol. Nem assistiram ao jogo. Todavia, quando o forno ficou pronto e a zimbra foi retirada, o forno caiu. Ninguém desanimou, imediatamente começaram a reconstruir. Mas, ao ser terminado, começou a pender para um dos lados e foi apoiado para não despencar. Ao voltar para completar o curso logo fui informado e rir foi a melhor solução. Fomos, então, em 5 pessoas, contando comigo, para ver o que tinha acontecido. O diagnóstico foi rápido. O forno estava condenado, tinha que ser desmanchado e reconstruído. Isso foi feito em 4 horas. Recorde de construção. Vejam a cara do pessoal quando caiu o forno. Mas não esmoreceram, refizeram e hoje estão lá com o forno pronto. Fantástico!
O que aconteceu foi o seguinte. O forno tem que seguir algumas regras na sua construção, principalmente na parte da cúpula. Por exemplo: quando o arco começa a ser montado, os tijolos precisam ser encostados um no outro, como apoio, porque a massa, sendo de barro somente ficará firme, transformada em pedra, quando o forno for queimado. O rejunte, também, não pode ser muito grosso, pois o próprio peso do forno pressionará a massa que escorregará para os lados.
O principal foi a vontade de fazer um forno de ter independência de produção. Fiquei feliz, achei que valeu a pena o curso de poucos dias.
Neste retorno fizemos o acabamento das peças, a queima, que não foi muito boa porque a lenha estava muito molhada e o forno demorou demais para subir a temperatura. A estrutura de proteção do forno foi construída com o Bambu Balde. Beleza!
Levei um forno de raku e para brindar esta turma interessada, fizemos uma queima com vidrado que levei, também, mais o maçarico e toda paraphernalia para efetivar uma queima de raku.

Pretendo em agosto dar novo curso neste local, para aprofundarmos mais um pouco o estudo da cerâmica.
Durante o curso recebi a visita de alunas de Antonina, onde ministrei curso no mes passado. Foi uma honra!

Nenhum comentário: