quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

PRIMAVERA 2017

Hoje amanheceu muito sabiá! Só não preto e de coleira, porque escasseiam. Chimarreava desde antes do espetáculo, aguardando. A cachoeira declarava nível médio de água. Um bandinho de aves passou,em cunha, grasnando: Irerê! Por breves instantes um filhote de Tico-Tico usou meu ombro
como poleiro e espantalhou-se apavorado.Uma Jacutinga caminhou altivamente pelo galho do pinheiro, deu o impulso e voou. O galho despediu-se balançando suavemente.
O Pássaro Preto quando usa ninho de  Tico- Tico para criar seus filhos, Vira Bosta. Mas desapareceram, liberando os Ticos-Ticos para criarem seus filhos numa única ninhada. Um casal deles com um filhote saltitava pelos galhos da amoreira que, viçosa, pretejava. Um deles ensinava vôos e lutas, o outro não se desquitava das proximidades, ciscando. Logo depois trocaram o turno, o filhote ciscava aprendizado e o que agora descansava, em cima do palanque da cerca, conferia e limpava a roupagem, ticoticando. Iam-se as primeiras pombas, despertando Raimundo Correia. Curucacas cruzavam os ares com seus retorcidos bicos. O João de Barro, há muito desperto, começava seu expediente na olaria.
Viros-Viros, Bigorrilhos, Chupa-Dente e outros, enchiam os espaços. A gentil e suave Corruíra entrava em buracos, catando insetos. O casal de Baitaca que passou a noite toda roendo madeira no beiral da casa, acho que dormia com o filhote.
Mais um pouco e até cantaria o Galo Garnizé de cerâmica da cumeeira.
Os Pinheiros, Imbuias, Gabirobeiras, Ervateiras, nós todos, paralisávamos, silentes, o grande momento.
Agradecido constato que ainda não chegou a Primavera Silenciosa,
E eu, quieto, silencioso, no meu outono, agasalho-me, esperando o inverno...

domingo, 12 de novembro de 2017

Modelado de Máscaras - Ymaguare - 26-11.17




O modelado do rosto humano sempre foi uma atração narcisística na história da humanidade.
A Vênus de Willendorf, os gregos, as máscaras africanas, é uma eterna atração. Ainda continua sendo um desafio expressar-se através de um rosto, uma máscara.
Estou  procurando o caminho. Sempre me impressionou o Anjo do quadro Virgem das Rochas, do Da Vinci, a expressão meiga, entregue,  com a cabeça levemente inclinada. No Profeta  Ezequiel do Aleijadinho, de Congonhas, a harmonia do perfil, a curva do ocipital com o cabelo tão harmonicamente distribuído.Por aí afora....
Tentarei passar isso na oficina do Ymaguare.

terça-feira, 29 de agosto de 2017

PREPARO DE ERVA MATE -Evento - dia 02.09.17

Sou daqueles que tomam chimarrão todos os dias. Acordo de madrugada, ainda escuro, para contemplar o céu estrelado (baixo percentual anual de noites estreladas aqui na encosta da Serra do Mar aqui em Quatro Barras-PR)  e tomar um mate.  Como  está chegando a primavera  o espetáculo de sons matinais, das aves, é maravilhoso. Para quem aprecia a Natureza, todo dia, toda hora, é um novo espetáculo.
   Na chácara onde moro tem muitas árvores de Ilex paraguariensis, no sistema agrofloresta. Ela consorcia-se bem com a Araucária angustifolia, nosso Pinheiro Paraná.
O vidrado da cuia acima é uma redução com vidrado de ferro, em alta temperatura, à gás.
Tenho muitas fotos de cuias que produzo, mas meu computador está com muitos problemas e para comprar um MAC novo preciso vender muitas cuias.
Depois que aprendi a processar a erva mate,  tornei-me independente.  
Tem alguns macetinhos que fui aprendendo para simplificar a produção. Tive que comprar um picador de vegetais para obter a textura para preparar o mate. Inicialmente fazia na porrada, para quebrar as folhas e galhinhos secos.
Em resumo, corto os galhos, podando a ervateira, deixando no mínimo 30% dos galhos com folhas, para que a árvore não sofra na recuperação. Seleciono e depois procedo ao "sapeco", que é colocar as folhas sobre o fogo, rapidamente, para "abrir o ôlho", que foi a tradução que encontrei para este ter-
mo. Depois seco as folhas e pequenos galhos dentro de um forno de pão ou pizza. Então, moo num picador com peneira.
Evidentemente que preparo pequenas quantidades, apenas para meu consumo. Num dia preparo 6 a  8 kgs que me sustentam por um bom período. Quando termina, refaço a operação.
Então, a oficina será isso: colheita, seleção, sapeco,  secagem, moagem e partilha: pronto para o consumo. Como capacidade do forno não é muito grande, serão produzidas várias bateladas.
É um sistema caseiro que preserva o perfume intenso que possuem as folhas de erva mate, desconhecido por quem compra erva mate de procedência duvidosa . Ela, a erva mate produzida, pode ser guardada para ser consumida mais tarde, 8 meses, como recomendava a legislação antiga de produção e venda desta deliciosa bebida de origem indígena, nomeada cientificamente pelo Saint Hilaire, quando passou pelo Paraguai. É só pesquisar na Internet para saber das qualidades da erva mate e dos produtos que a Alemanha nos envia, preparados com a erva mate quem importaram de nós.
Preço da  Oficina = $ 100,00 - Vai durar o dia todo e, no final, será repartida a produção!
Almoço e lanche, incluso. Início 9h, término às 17horas.
Passando a cuia o tempo todo!
Para participar, entre em contato!

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Pintura Livre - Vertimento


Há anos venho tentando entender e desenvolver a pintura livre. A técnica é a do vertimento.. É muito difícil porque fica aquele resultado borrado se o gesto não for espontâneo, porém muito controlado. O preto no branco tem o contraste  ideal, você pode estar olhando a figura branca ou a preta, duas realidades. Fiquei durante anos pintando essa técnica, mas somente vez por outra sentia-me satisfeito. Na maioria dos casos achava o resultado como algo mal feito. Não é só deixar escorrer o vidrado, não funciona! 
A pia acima, estudei como deveria fazer a pintura, treinei, mas quando compreendi como deveria fazer, zapt, em alguns segundos a pintura estava pronta. Queima = raku !   Queria o contraste, mas a encomenda da pia já estava feita, preto no branco. Gostei!
 
Nas postagens anteriores sempre aparecem peças decoradas com esta técnica, se quiserem comparar e verificar a evolução é só ir clicando.
Atualmente, quando acho que o resultado apresenta alguma falha, ou não concorda com harmonia do conjunto, faço retoques, de leve. É só estudar, prender a respiração e zapt!

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

OFICINA SANGUE DE BOI - RESULTADO

Fazer uma oficina  de um vidrado, como é o Sangue de Boi, é um desafio, para mim. Tudo num dia: preparar as soluções, passar nas peças, enfornar e queimar a 1263oC.
Ainda tem a redução que precisa ser correta, senão não ¨sangra¨.
 Meu forno é cilíndrico, funciona com apenas um maçarico potente, 50 kcal, que permite fazer a redução.
Fiz uma queima rapidíssima, em 3 horas apenas, até a temperatura acima. Depois começa a redução mais completa, pois inclusive na subida da temperatura já vou reduzindo, no próprio maçarico.
É muito compensador trabalhar junto com um bom grupo de pessoas, interessadas no assunto e de astral suave. Tudo acontece normalmente, flui.  O dia estava espetacular, a cerejeira do Japão estava no ponto máximo da sua floração, dando uma agradável sombra cor de rosa, ao lado do ateliê.
As peças abaixo foram feitas pelos participantes da oficina!


A peça acima ficou vermelha com manchas azuis, aquela pintura característica de chama.
Quando a redução, em algumas áreas do forno, não funciona perfeitamente, devido à circulação interna, ou por estar mal vedado o forno, aparece o verde cobre. Gosto desta mistura, já que funciona como tendo sido pintada pela chama redutora e  pelo vento oxidante.


A queima de fogo sempre tem aquela  atração, trabalhamos na transformação, manipulando a
queima, buscando o acerto.
Com esta oficina terminou a sequência de encontros que começou no ano passado, com oficina de modelado de Máscaras, Raku, depois confecção de massas de alta temperatura, massa para raku, massa texturizada, pesquisa de vidrado pelo método Triaxial, Vidrado de Cinzas e, por último, o clássico Sangue de Boi. Foram oficinas onde mostrei o meu trabalho, como eu faço e passando adiante a minha forma de trabalhar. São muitas as maneiras de se fazer cerâmica, praticamente vou abrindo meu próprio caminho, encontrando resultados e  redirecionando, sempre, minha meta. Serendipicidade!
Obrigado à todos!

sábado, 29 de julho de 2017

OFICINA DE VIDRADO SANGUE DE BOI - DIA 06.08.17

Sempre tive grande atração pelos vidrados clássicos orientais=sino/nipo/coreanos. O Sangue de Boi é um ícone. Tentar acertar o vidrado é  um grande desafio. Muitos desistem. Corri até o Instituto Condorhuasi, do Chiti, para ver como o Maestro fazias seus vidrados. Faz quase uma década. Depois disso, gastei muitos bujões de gás para repetir, adaptar e acertar o vidrado. 
Tinha lido por aí que o Hamada tinha feito 4000 testes de Sangue de Boi.O caminho pareceu longo.
Tem sempre algo a mais a pensar: como é o vidrado Sangue de Boi que eu quero?
 Depois de ver o Sangue de Boi sobre porcelana, olhar em fotografias vidrados belíssimos, vi que o caminho precisava ser ao meu modo. As massas que eu gosto e que tem a ver comigo são texturizadas, possuem um pouco do vermelho das nossas argilas, ou das roxas, ou lilás, ou salmão, ou outro tom, que confere ao resultado final um peso de cor na  massa que me atrai. É o grês! Para por aqui mesmo. Se me gusta, definido o caminho.
Fiz centenas de peças com o vermelho característico de  redução do Cobre em alta temperatura. Onde elas estão? Algumas tirei fotos, poucas tenho comigo, fui vendendo, doando, sempre procurando mais um resultado. 

I) - O QUE É O VIDRADO SANGUE DE BOI:

É um vidrado clássico, de alta temperatura, com óxido de cobre no vidrado, que é reduzido à cobre vermelho durante a queima. Se não fosse reduzido o vidrado seria verde cobre.


II) - COMO VAI ACONTECER A OFICINA:
Começa às nove da manhã, com explicação teórica sobre a redução do Cobre. Apresento uma formulação que será preparada. Quem quiser pode trazer e preparar sua solução de vidrado, passar numa placa teste e depois ver o resultado.  Todos devem trazer uma peça, de tamanho pequeno, 10-15 cm de altura e diâmetro de 8-10 cm, e 10 placas teste. Estas peças e placas devem resistir a 1263 oC, que será a temperatura de queima. As peças serão vidradas e enfornadas e, em seguida, será começada a queima, com a demonstração da redução. A apreciação dos resultados poderá ser no mesmo dia, com risco de quebrar as peças, ou no dia seguinte. Excepcionalmente farei uma queima rápida, 4 horas, para encaixar no mesmo dia.


III) - ALMOÇO E LANCHE:

Almoço e lanche no Terra 
 Brasil Café, veja face book. Comida na qualidade especial para a oficina.
IV) - CUSTO:
O custo é de R$ 250,00,por pessoa,  a ser pago na 
 inscrição.

V) - VAGAS:
Máximo de 15 pessoas.

As peças acima foram queimadas  no meu  forno à gás e, como podem ver, tem várias tonalidades de vermelho, de acordo com a composição do vidrado, todavia, sempre o cobre como pigmento. Uso a malaquita ou óxido de cobre preto,ou, ainda, carbonato de cobre.

VENHAM PARTICIPAR!

ATELIÊ NARCISO CERAMISTA 
gpnarciso@hotmail.com

VIDRADOS DE CINZA - RESULTADOS

O resultado acima ficou excelente! Dos testes que fizemos, este ficou o mais homogêneo em termos de pintura. Está pronto, definido, definitivo. Resta repetir, cambiar os pigmentos e usar.
Numa oficina, como foi a nossa, rápida, de apenas um dia, os testes  já estavam preparados, tinham sido testados, mas uma margem de novas experiências sempre fica para o dia da oficina. Desta maneira, podem aparecer resultados inusitados e, ainda, dar vazão ao comando emocional dos participantes.
Este vasinho tem uma mistura de azul cobalto com cobre. Ficou ótimo, a cobertura está perfeita, o vidrado foi passado de maneira correta.
Tenho alguma dificuldade em ampliar as oficinas, com  3 encontros e, assim, abordar os vidrados de cinzas mais amplamente. Seria mais satisfatório  e daria mais consistência, Todavia, o momento histórico é meio corrido, apertado e financeiramente esquisito. Não há imposto que baste para satisfazer a sanha  governamental, cujos gastos não resistem às menores argumentações. Por exemplo: Quanto custa o auxílio "dentadura" para os nossos deputados federais, anualmente? Deixa prá lá! Cartas para o seu deputado!!!

 
Moro na área rural, para os alunos ou participantes de oficina virem até aqui é sempre um problema. Apesar de morar na histórica  Estrada da Graciosa, asfaltada e de fácil acesso. Tento amenizar os problemas fazendo uma oficina consistente, com conteúdo e  abordagem ampla, do que se faz no mundo inteiro no assunto  em pauta. Uso a bibliografia que tenho disponível  e que fui ampliando ao longo do tempo, faço as referências e deixo toda a biblioteca, mais de 130 livros, disponível para consulta.




Nesta oficina referencio os vidrados de Bernard Leach. Wolf Mathes, Chiti e outros. Claro, preciso adaptar ao interesse dos alunos. Quase ninguém possui forno ao fogo. Por isso, o estudo de vidrados de cinzas foi feito para forno elétrico, para 1230 oC.


Todos fizeram suas plaquinhas que servem para consulta futura, juntamente com a apostila da parte teórica.



Estamos no meio do inverno, um contraponto é marcante na nossa latitude. Flores de cerejeiras, de pessegueiros, de rododendros e estrelícias. As helicônias, porém,  com as folhas queimadas pela geada.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

OFICINA DE VIDRADOS DE CINZAS NO DIA 02 DE JULHO DE 2017-DOMINGO





Estou convidando você para participar de uma Oficina de Vidrados de Cinzas no dia 02.07.2017 (domingo).
Os Vidrados de Cinza têm encanto especial e fascínio sobre os ceramistas. Saber o que são e como usá-las, é muito interessante e engrandece o leque de conhecimento de qualquer ceramista.
O QUE É A OFICINA:

As Cinzas são usadas em vidrados desde que os chineses desenvolveram fornos que pudessem fundí-las. Hoje com os fornos elétricos e os eficientíssimos fornos à gás e à lenha, ficou mais fácil usá-las e fazem parte de muitas formulações. 
A Oficina vai mostrar como se usam as Cinzas. Como prepará-las para fazerem parte de formulações e, também, principalmente, serem o principal componente de um vidrado. Serão pesadas várias formulações que permitirão aos participantes terem um Vidrado Base de Cinzas para usar em seus  trabalhos, com o efeito e cor que desejar.
A temperatura de queima do vidrado será 1230 oC.

COMO FUNCIONA A OFICINA: 

A Oficina começa às 9 horas da manhã e termina às 17 horas. Todos os participantes receberão um arquivo com a parte teórica da Oficina, após a confirmação da inscrição. Será demonstrado como limpar, lavar e preparar as Cinzas para serem incorporadas às formulações. Cada participante deverá trazer 20 plaquinhas para ter seu arquivo de testes com as formulações que forem elaboradas na oficina.  Serão, então,  queimadas, para apreciação do resultado.

O Almoço e o Café da Tarde serão servidos no Terra Brasil (facebook.com/terrabrasilcafe),  com a qualidade e capricho de sempre!


CUSTO:

O Custo individual é de R$ 200,00, a  ser pago para confirmar a inscrição, 

Gilberto P.Narciso
gpnarciso@hotmail.com
facebook.com/ narcisoceramista




terça-feira, 13 de junho de 2017

VIDRADO MÉTODO TRIAXIAL - RESULTADO



A Oficina de Pesquisa de Vidrado pelo Método Triaxial foi encerrada. Foram escolhidas as melhores composições para servirem de Vidrado Base. Uma vez encontrada a base, temos um vidrado para a temperatura que desejamos, no caso 1230 oC, e com ele podemos trabalhar, melhorando sua composição. Como o vidrado procurado deveria ser transparente, este, então, foi opacificado. Ficamos, então com duas bases, uma transparente e outra opaca. Em cima destes dois foram adicionados óxidos modificares de vidrados e os pigmentos.  O enfoque foi dado aos pigmentos naturais e praticamente sozinhos, apenas o cobre com cobalto e este com manganês,os demais puros.


Somente dois encontros, o primeiro para encontrar a melhor composição e o segundo para refinar e melhorar. Tudo muito rápido! 
De posse do resultado, os participantes, com suas amostras, tem amplo campo de pesquisa e de utilização desses resultados. São milhares de possibilidades para os vidrados. Com certeza que é possível  cada um encontrar inúmeros vidrados exclusivos, dezenas, etc.



Porque milhares de possibilidades. Vejam, as matérias primas do vidrado, puro, transparente, são diferentes de fornecedor para fornecedor. Os opacificantes principais são o Estanho, Titanio, Zinco, Zirconio, mas pode ser usado o caulim, bentonita, em pequena quantidade, principalmente. Os modificadores, que são os metais alcalinos terrosos, são em número de quatro, os principais e os pigmentos mais usados, Cobalto, Cobre, Ferro, Manganês, Cromo. Quando associamos todos em percentuais variados, o resultado vai ampliando e as variações aparecem. Com um pouquinho de imaginação vai-se longe.



       




Aí estão alguns resultados. Rápidos, mas já mostram o que é possível. O que vejo de principal é a possibilidade que se abre a quem estuda, pesquisa. Estes vidrados, nunca  tinha pesquisado, fui inventando para a nossa oficina. Também aprendi bastante, pela troca que existe com as pessoas que tem interesse comum.




                                             Próxima oficina= VIDRADO DE CINZAS!





Na foto o galo garnisé, de cerâmica, sobre o telhado da casa onde moro, casa antiga, de madeira, com mais de 100 anos.

terça-feira, 6 de junho de 2017

FLAVIA VANDERLINDE - VIDRADOS CERÂMICOS

  

No dia 24 de maio, aproveitei a chance de participar novamente de um curso avançado sobre vidrados cerâmicos com a Flavia Vanderlinde. Já participei de vários. É sempre uma oportunidade de grande aprendizado ouvir a Flávia que é um poço de informação sobre vidrados cerâmicos. A sua larga experiência prática em confecção e estudo de vidrados enriquece qualquer pessoa que seja do ramo e que queira aprender. É muito disponível, sem barreiras, oferece seus conhecimentos sem restrições, com seu jeito espontâneo e sincero, cativando as pessoas.
O estudo de vidrados é amplo e vários métodos existem para conduzir uma pesquisa. A Flávia está usando o que ela chama de famílias, onde você define um vidrado base, depois vai adicionando modificadores de vidrados e os pigmentos com suas associações. Assim, os resultados começam a se multiplicar e as escolhas vão levando os interessados para um vidrado que acaba ficando individual.
Claro, as matérias primas nem sempre são padrão, podem  apresentar variações de uma região para outra. Hoje está difícil encontrar um feldspato de potássio que seja sempre de potássio, sua associação com o feldspato de sódio pode enganar o incauto, mas, por outro lado, para um olhar atento pode levar a novo resultado. Por isso, usar o que se tem disponível, testar e ver os resultados, adaptar o que se tem ao que se quer é o bicho.
As possibilidades são muitas e somente o estudo e o trabalho continuado vão levar além.
A Flávia tem enfocado, também, os cuidados com vidrados tóxicos, como evitar e usar os efluentes das soluções de vidrados, o que é muito bom e necessário, pois o ser humano está abusando do Planeta e não custa nada para o ceramista fazer a sua parte = nada de efluentes no ralo: decante em baldes, depois reutilize!
Grato, Flávia, Boa Sorte, saúde e vida longa!


Debaixo da copa do pinheiro, do lado direito, ampliando, dá para ver a silhueta do Pico Paraná,   1900 m de altitude, o ponto mais alto do sul do Brasil. O sol de inverno está quase nascendo ao lado deste ponto notável que vejo da minha casa. Juntamente com o pinheiro, uso como ponto de referência para acompanhar a trajetória do sol. No solstício de inverno, quando  o sol atinge o seu máximo ao norte, quase nasce atrás do PP, como é conhecido por aqui o Pico Paraná.
Ainda acho maravilhoso contemplar o nascimento do sol, acompanhar sua movimentação no plano horizontal,  diariamente, tomando um mate, com erva mate e cuia produzidos aqui mesmo. A maioria das pessoas não tem mais noção nenhuma de como o sol anda, diariamente, mudando seu local de nascimento. Solstícios, equinócios, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio. (Não é crítica, é tristeza, porque, enquanto isso a malandra dupla Free Boys se escafedem iaticamente prá casa protetora do irmão do norte, deixando-nos boquiabertos, pasmos, com o nosferatu comandando e o traficante correndo sorrateiramente com a mala de conteúdo desconhecido. E o Bufus horridus cuspindo legalidades? Quem tem estômago?)


quarta-feira, 17 de maio de 2017

VIDRADO -MÉTODO TRIAXIAL - DIA 28.05.2017-DOMINGO - 2a .PARTE= FINAL

O Método Triaxial é simples, porém, muito interessante porque ele enfoca uma maneira de confeccionar vidrados em casa, com as matérias primas básicas de fácil acesso e custo baixo. Feldspato, Caulim e Sílica  são os componentes principais dos vidrado. Como sozinhos não funcionam, tem a temperatura de fusão muito alta, adicionamos outro  componente, para diminuir a temperatura de fusão. Foram estes produtos, fundentes que adicionamos em proporções definidas pelo método Triaxial.Estamos falando de uma queima a 1230 oC.
Os  resultados apareceram e, como cada participante fez 40 testes, vamos escolher os vidrados que apresentaram resultado interessante. E daí?
Daí é que entra a segunda parte da Oficina do Método Triaxial. O objetivo é  melhorar os vidrados que apresentaram resultados positivos.Vamos analisar os vidrado, corrigir os defeitos,  opacificar, e colorir com pigmentos. 
O vidrado Transparente escolhido e corrigido será a base Transparente. 
A partir deste vidrado  transparente vamos adicionar um opacificante para termos uma Base Opaca.
A Base Opaca e a Base Transparente são os vidrados que podem ser usados sempre para a temperatura para o qual foi estudado. 
Tendo uma Base Transparente  e uma Base Opaca, estamos com o caminho andado. Vamos, então, colorir com pigmentos ou outro material qualquer que dê o efeito que desejarmos:

ESTA É A SEGUNDA  PARTE DA OFICINA DO MÉTODO TRIAXIAL.

Número de Vagas = 12 participantes
Valor = $ 200,00
Confirmação após o depósito do valor.
Início às 9 h da manhã, término às 17 h,  almoço e lanche no Terra Brasil Café (veja Facebook).

Para aqueles que não compareceram na primeira parte da Oficina, mas querem participar  desta segunda parte, será repassada a apostila da primeira parte, para que possam saber o que aconteceu na primeira parte. É possível acompanhar os resultados, basta dar uma estudadinha na parte teórica que será enviada no ato da inscrição. Ao olhar os testes que foram feitos na primeira oficina, vai entender tudo.
Também esta nova Oficina contempla uma apostila, enfocando a parte teórica da área de interesse: como corrigir craquelês, descascados, como opacificar e colorir vidrados e para que serve cada componente.
Venha participar!

terça-feira, 9 de maio de 2017

DIFUSORES DE PERFUME

Esteve no meu ateliê, a Gisele. O nome da sua empresa é Barro Blue. Foi um dia de imersão para ajudá-la na produção dos seus difusores. Ver os problemas, tentar resolvê-los.
Ela está usando uma massa branca e fazendo pintura  individual de cada difusor. O resultado é uma pintura limpa, com desenhos singelos, muito gracioso e perfeccionista.
 
Tem pessoas que começam a fazer seus trabalhos já com capricho e caminham rapidamente para a finalização, com resultados excelentes. É o caso da Gisele!
Há muitos anos fiz uma produção considerável de peças para bijuterias = bolinhas, tubinhos, principalmente.  Inventei uma linha de produção, Inventei, também, uma pinça para imersão das bolinhas, sem deixar entrar vidrado nos orifícios onde posteriormente passarão os fios para colares, pulseiras, etc. Não gostei nunca dos varais para colocar  as peças que vão ao forno. Sempre preferi os  ouriços, ou carpinchos, são mais práticos. Todavia tem alguns carpinchos que são vendidos, usando fio Khantal muito grosso e dão trabalho. A espessura do arame deve ser suficiente para segurar a peça, sem dobrar,  quando atinge a temperatura final dentro do forno.
Boa Sorte, Gisele!

quinta-feira, 27 de abril de 2017

CERÂMICA ARTE ARTESANATO LUTA


O espaço do blog, a folha vazia! "Lamentar o que o mundo lastima em demasia", é lugar comum. Basta um leve torcer de pescoço para ver a realidade nua e crua. Não se pode enganar, mesmo com foro privilegiado, com estatutos que garantam a manutenção do status quo, estamos vivendo todas as possibilidades, quem quiser fazer alguma coisa, que o faça, é livre, até para a Desobediência Civil. Caso claro de " eu faço o que eu quero", vem de um governador estadual, cuja ganância desmedida levou-o encher cofres com motivos decorativos pessoais para ele e a  sua digníssima esposa, de altíssimos preços, apenas para preencher seu vazio de vida, de espírito. O avantajado ventre, incapaz de colocar o mundo inteiro ali dentro vai inchando, mesmo usando o artifício romano do vomitorium. O ventre intumescido é o nada, o zênite saindo pelo nadir.
Todo o jogo armado para segurar os cidadãos dentro de uma armadura de pagamentos mensais, semanais, anuais, semestrais, querem impedir a santa honestidade de ser exercida com fidelidade. IPTU, IPVA, ICMs, IPI, ITR ,ISS, INSS, Imposto Sindical, renovação de carteira de motorista, radares para multas, luz,  água, telefone, imposto sobre gasolina, alimentos, somente estes pagamentos somam quanto? Para  que serve esta dinheirama? Para onde ele escorrega? Há um claro sentimento, na maioria das pessoas que conheço, de total descrédito pela classe política. Eles não representam o ideal Humano. Aliás, parece que desconhecem totalmente o que é a Coisa Pública, Não tem a menor noção do que é Evolução, do que é o Sistema Solar, a Via Láctea, o Cosmos, mesmo essa nossa compreensão minúscula que disso temos, que ´permite que se olhe um pouquinho para fora do envólucro do cérebro\umbigo. O gargalhar grotesco que vai longe pela ¨erma serrania¨, quando escutam palavras como Compaixão, Honestidade, Amor...é a  expressão sincera dessas minúsculas pessoas.
Mesmo assim, convoco todos a não entregarem a rapadura, a continuarem a olhar a verdadeira realidade, aquela que representa os Valores Humanos, O Planeta ainda tem esperança em nós, os seus representantes hoje. Nós não somos nada para o Cosmos, se sumirmos daqui, varridos por algum louco nuclear, fomos uma experiência que tinha tudo para dar certo.
Mas tem exemplos fantásticos em meio a tudo isso, que podem ser seguidos, que são orgulho da Raça, sigamo-los. Vamos continuar fazendo nossa parte com Perseverança, Paciência, Esperança, Capricho,
Meditava sobre isso, enquanto modelava um vaso num torno cerâmico. A peça saiu torta, mas refi-la porque qui-lo.


domingo, 2 de abril de 2017

COMO PRODUZIR VIDRADOS CERÂMICOS- OFICINA DIA 22.04.2017

PRIMEIRA PARTE - BUSCA DO VIDRADO
MÉTODO TRIAXIAL

No dia 22 de abril,  estou promovendo uma oficina Técnica de Vidrados Cerâmicos. Trata-se de pesquisa de Vidrado pelo método Triaxial. É uma oficina em duas etapas. A primeira parte é a deste chamamento. A segunda parte será para refinar o trabalho da primeira e aperfeiçoar o resultado com adição de pigmentos naturais, para colorir, com data a ser definida.  
É uma pesquisa com método científico, porém maceteado, fácil de entender e  executar. Com uma bateria de testes, bem definidos, com os componentes básicos que se pretende usar  como matérias primas, obtêm-se o resultado. As matérias primas podem ser feldspatos, sílica, talco, caulim, etc. SÃO MATERIAIS NÃO TÓXICOS!
Usam-se 3 componentes de matéria prima, muito mais baratos do que os vidrados prontos que se encontram no mercado. Tem ainda a grande vantagem de ser uma pesquisa individual, com resultados únicos para cada pessoa que começa a fazer suas pesquisas.
OBJETIVO:
Dar independência ao ceramista para nortear suas pesquisas. É um método! Permite que se conheçam os materiais usados normalmente nas composições de vidrados, em quais proporções que vão funcionar. Dar  confiança de que se está no caminho certo e mostrar um leque de possibilidades futuras.
COMO VAI ACONTECER:
Tem início às 9 horas da manhã. Todos os participantes vão receber a parte teórica pelo e-mail, após a confirmação do nome para a oficina, com 12 pessoas, no máximo.  Deverão trazer impressa a aula, para acompanhamento. Serão preparadas as soluções e passadas nos suportes -placas testes. Posteriormente  serão queimadas aqui no ateliê. Cada aluno que quiser levar os resultados para casa, deverá trazer as placas teste. Caso não traga, levará sua pesquisa em pedaços de cerâmica biscoitada, que, também, é viável. A análise dos resultados será feita na segunda parte da pesquisa, na segunda oficina, quando serão efetuadas as correções e uso de pigmentos nos resultados eleitos.
ALMOÇO E CAFÉ DA TARDE:
Ficará ao cargo do Terra Brasil Café e sua deliciosa  Gastronomia Natural.
CUSTO:
O custo por oficina é de R$ 200,00, por pessoa, tudo incluído!
GARANTIA DE VAGA:
A inscrição deverá ser feita por e-mail e confirmada com o depósito do valor da oficina.

Ateliê Narciso Ceramista
Gilberto P. Narciso
gpnarciso@hotmail.com



quarta-feira, 8 de março de 2017

OFICINA DE MODELADO - 18 DE MARÇO-2017




Dando continuidade à programação mensal do Ateliê Narciso Ceramista, a Oficina deste mês de março é de MODELADO LIVRE

OBJETIVO:
Praticar os métodos artesanais tradicionais de confecção de peças cerâmicas, e, também, as técnicas desenvolvidas no próprio ateliê.
Serão abordados os seguintes itens:
–  Rosto e/ou mãos e pés,
–  Torno,
-   Peças para bijuterias,
-   Confecção de ferramentas de arame ou madeira,

COMO FUNCIONA:
12 vagas. Cada participante recebe 3 kg de massa para ser usado durante a oficina, conforme desejar. As técnicas serão abordadas levando em consideração o caminho e o desejo pessoal.

CUSTO:
O investimento é de R$ 200,00.
Inclui, além dos 3 kg de massa, o almoço e o lanche ao final do dia, no Terra Brasil Café (facebook/terrabrasilcafe), anexo ao ateliê.

INSCRIÇÕES:
facebook/narcisoceramista

41.991452884

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

OFICINA CERÂMICA-RAKU-DIA 04.03.17

                                                     


OFICINA CERÂMICA


VIVÊNCIA RAKU

ESTOU CONVIDANDO VOCÊ PARA UMA VIVÊNCIA DE RAKU NO MEU ATELIÊ, NO SÁBADO, DIA 04 DE MARÇO DE 2017.

O QUE É A VIVÊNCIA RAKU?
É uma Oficina Cerâmica, prática, em Quatro Barras, num ateliê cercado pela Natureza. Serão duas queimas de peças cerâmicas usando a técnica chamada Raku. Não exige conhecimento anterior. A Vivência começa às 9 horas da manhã e termina às 17 horas, com um lanche de encerramento. O almoço será no Terra Brasil Café, com enfoque naturalista e opção para vegetarianos.
COMO ACONTECE?
Cada participante escolhe duas peças cerâmicas, que serão decoradas, com orientação, num forno que atinge 1000 oC em uma hora.
QUANTO CUSTA?
O custo individual é de R$ 200,00.
CONFIRMAÇÃO!
A presença deverá ser confirmada antecipadamente, com o depósito do valor da oficina. O número máximo de participantes é de 12 pessoas.

Inscrições pelo telefone – 41.9912452884, ou pelo email gpnarciso@hotmail.com
Será fornecido, então, um mapa de acesso.

ENDEREÇO

Estrada da Graciosa (Av. D Pedro II), 6609 – Bairro Campininha        Quatro Barras – PR

GILBERTO PAVAN NARCISO – Ceramista e Eng. Químico

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

EXPOSIÇÃO E VENDAS NO QUINTANA GASTRONOMIA


COMEÇOU NO DIA 23 DE JANEIRO ESTA EXPOSIÇÃO NO QUINTANA GASTRONOMIA E FICARÁ ATÉ O FINAL DO MÊS.
VÃO LÁ VER!!!!!!!
AV. DO BATEL, 1440 - CURITIBA-PR

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

DIA 08.02.17-OFICINA DE PRODUÇÃO DE MASSAS

 No próximo dia 8 d e fevereiro, estou promovendo uma Oficina de Produção de Massas Cerâmicas.

O QUE É:
Vamos produzir  massas diferentes, para baixa e alta temperatura.

OBJETIVO:
O objetivo é mostrar uma maneira simples e prática de produzir uma massa cerâmica de qualidade e  com materiais disponíveis de baixo custo.

BAIXA TEMPERATURA: 
Desde o início da produção:
a) - preparo da argila.
b) - pesagem dos componentes.
c) - mistura dos componentes.
d) - massa para ser usada a té 1150 oC e para raku.

No caso de massa para Raku, adição das matérias primas que resistem ao choque térmico

ALTA TEMPERATURA:
Desde o início da produção:
a) - preparo da argila.
b) - pesagem dos componentes.
c) - mistura dos componentes
d) - massa para ser usada até 1300 oC

Numa parte da massa de alta temperatura usaremos materiais texturizantes, para efeito visual e  também para resistir choque térmico, ou melhorar a secagem.

,
CUSTO:
O custo é de R$ 200,00 por pessoa.

O QUE OFERECE:
a) - Cada participante   receberá, ao final da oficina, 4 kgs das massas preparadas.
b) - Almoço no Terra Brasil Café, com opção vegana ou vegetariana, desde que avisado no ato da inscrição.
c) - Lanche de encerramento no Terra Brasil CAfé.
d) - Material impresso sobre produção de massas, nos ateliês consagrados.
e) - Grande biblioteca  (100 livros) para consulta durante a oficina.

INSCRIÇÕES:
Pelo telefone - 41-991452884
e-mail= gpnarciso@hotmail.com