sábado, 29 de julho de 2017

VIDRADOS DE CINZA - RESULTADOS

O resultado acima ficou excelente! Dos testes que fizemos, este ficou o mais homogêneo em termos de pintura. Está pronto, definido, definitivo. Resta repetir, cambiar os pigmentos e usar.
Numa oficina, como foi a nossa, rápida, de apenas um dia, os testes  já estavam preparados, tinham sido testados, mas uma margem de novas experiências sempre fica para o dia da oficina. Desta maneira, podem aparecer resultados inusitados e, ainda, dar vazão ao comando emocional dos participantes.
Este vasinho tem uma mistura de azul cobalto com cobre. Ficou ótimo, a cobertura está perfeita, o vidrado foi passado de maneira correta.
Tenho alguma dificuldade em ampliar as oficinas, com  3 encontros e, assim, abordar os vidrados de cinzas mais amplamente. Seria mais satisfatório  e daria mais consistência, Todavia, o momento histórico é meio corrido, apertado e financeiramente esquisito. Não há imposto que baste para satisfazer a sanha  governamental, cujos gastos não resistem às menores argumentações. Por exemplo: Quanto custa o auxílio "dentadura" para os nossos deputados federais, anualmente? Deixa prá lá! Cartas para o seu deputado!!!

 
Moro na área rural, para os alunos ou participantes de oficina virem até aqui é sempre um problema. Apesar de morar na histórica  Estrada da Graciosa, asfaltada e de fácil acesso. Tento amenizar os problemas fazendo uma oficina consistente, com conteúdo e  abordagem ampla, do que se faz no mundo inteiro no assunto  em pauta. Uso a bibliografia que tenho disponível  e que fui ampliando ao longo do tempo, faço as referências e deixo toda a biblioteca, mais de 130 livros, disponível para consulta.




Nesta oficina referencio os vidrados de Bernard Leach. Wolf Mathes, Chiti e outros. Claro, preciso adaptar ao interesse dos alunos. Quase ninguém possui forno ao fogo. Por isso, o estudo de vidrados de cinzas foi feito para forno elétrico, para 1230 oC.


Todos fizeram suas plaquinhas que servem para consulta futura, juntamente com a apostila da parte teórica.



Estamos no meio do inverno, um contraponto é marcante na nossa latitude. Flores de cerejeiras, de pessegueiros, de rododendros e estrelícias. As helicônias, porém,  com as folhas queimadas pela geada.

Nenhum comentário: