terça-feira, 29 de agosto de 2017

PREPARO DE ERVA MATE -Evento - dia 02.09.17

Sou daqueles que tomam chimarrão todos os dias. Acordo de madrugada, ainda escuro, para contemplar o céu estrelado (baixo percentual anual de noites estreladas aqui na encosta da Serra do Mar aqui em Quatro Barras-PR)  e tomar um mate.  Como  está chegando a primavera  o espetáculo de sons matinais, das aves, é maravilhoso. Para quem aprecia a Natureza, todo dia, toda hora, é um novo espetáculo.
   Na chácara onde moro tem muitas árvores de Ilex paraguariensis, no sistema agrofloresta. Ela consorcia-se bem com a Araucária angustifolia, nosso Pinheiro Paraná.
O vidrado da cuia acima é uma redução com vidrado de ferro, em alta temperatura, à gás.
Tenho muitas fotos de cuias que produzo, mas meu computador está com muitos problemas e para comprar um MAC novo preciso vender muitas cuias.
Depois que aprendi a processar a erva mate,  tornei-me independente.  
Tem alguns macetinhos que fui aprendendo para simplificar a produção. Tive que comprar um picador de vegetais para obter a textura para preparar o mate. Inicialmente fazia na porrada, para quebrar as folhas e galhinhos secos.
Em resumo, corto os galhos, podando a ervateira, deixando no mínimo 30% dos galhos com folhas, para que a árvore não sofra na recuperação. Seleciono e depois procedo ao "sapeco", que é colocar as folhas sobre o fogo, rapidamente, para "abrir o ôlho", que foi a tradução que encontrei para este ter-
mo. Depois seco as folhas e pequenos galhos dentro de um forno de pão ou pizza. Então, moo num picador com peneira.
Evidentemente que preparo pequenas quantidades, apenas para meu consumo. Num dia preparo 6 a  8 kgs que me sustentam por um bom período. Quando termina, refaço a operação.
Então, a oficina será isso: colheita, seleção, sapeco,  secagem, moagem e partilha: pronto para o consumo. Como capacidade do forno não é muito grande, serão produzidas várias bateladas.
É um sistema caseiro que preserva o perfume intenso que possuem as folhas de erva mate, desconhecido por quem compra erva mate de procedência duvidosa . Ela, a erva mate produzida, pode ser guardada para ser consumida mais tarde, 8 meses, como recomendava a legislação antiga de produção e venda desta deliciosa bebida de origem indígena, nomeada cientificamente pelo Saint Hilaire, quando passou pelo Paraguai. É só pesquisar na Internet para saber das qualidades da erva mate e dos produtos que a Alemanha nos envia, preparados com a erva mate quem importaram de nós.
Preço da  Oficina = $ 100,00 - Vai durar o dia todo e, no final, será repartida a produção!
Almoço e lanche, incluso. Início 9h, término às 17horas.
Passando a cuia o tempo todo!
Para participar, entre em contato!

Nenhum comentário: