terça-feira, 13 de junho de 2017

VIDRADO MÉTODO TRIAXIAL - RESULTADO



A Oficina de Pesquisa de Vidrado pelo Método Triaxial foi encerrada. Foram escolhidas as melhores composições para servirem de Vidrado Base. Uma vez encontrada a base, temos um vidrado para a temperatura que desejamos, no caso 1230 oC, e com ele podemos trabalhar, melhorando sua composição. Como o vidrado procurado deveria ser transparente, este, então, foi opacificado. Ficamos, então com duas bases, uma transparente e outra opaca. Em cima destes dois foram adicionados óxidos modificares de vidrados e os pigmentos.  O enfoque foi dado aos pigmentos naturais e praticamente sozinhos, apenas o cobre com cobalto e este com manganês,os demais puros.


Somente dois encontros, o primeiro para encontrar a melhor composição e o segundo para refinar e melhorar. Tudo muito rápido! 
De posse do resultado, os participantes, com suas amostras, tem amplo campo de pesquisa e de utilização desses resultados. São milhares de possibilidades para os vidrados. Com certeza que é possível  cada um encontrar inúmeros vidrados exclusivos, dezenas, etc.



Porque milhares de possibilidades. Vejam, as matérias primas do vidrado, puro, transparente, são diferentes de fornecedor para fornecedor. Os opacificantes principais são o Estanho, Titanio, Zinco, Zirconio, mas pode ser usado o caulim, bentonita, em pequena quantidade, principalmente. Os modificadores, que são os metais alcalinos terrosos, são em número de quatro, os principais e os pigmentos mais usados, Cobalto, Cobre, Ferro, Manganês, Cromo. Quando associamos todos em percentuais variados, o resultado vai ampliando e as variações aparecem. Com um pouquinho de imaginação vai-se longe.



       




Aí estão alguns resultados. Rápidos, mas já mostram o que é possível. O que vejo de principal é a possibilidade que se abre a quem estuda, pesquisa. Estes vidrados, nunca  tinha pesquisado, fui inventando para a nossa oficina. Também aprendi bastante, pela troca que existe com as pessoas que tem interesse comum.




                                             Próxima oficina= VIDRADO DE CINZAS!





Na foto o galo garnisé, de cerâmica, sobre o telhado da casa onde moro, casa antiga, de madeira, com mais de 100 anos.

Nenhum comentário: