terça-feira, 27 de março de 2012

CERÂMICA E CULINÁRIA






Estou fazendo uma dobradinha, com a minha companheira, de Cerâmica e Culinária. No mês de Janeiro a Beatriz abriu o TERRA BRASIL CAFÉ, aqui na chácara onde vivemos. Era uma velha aspiração. O Terra Brasil Café utiliza produtos naturais, integrais, de preferência orgânicos, transformando em tortas, pães, empanados, quiches, bolos, por aí.
A cerâmica e a Culinária tem muitos pontos em comum. A começar pelos fornos: elétricos, à gás, à lenha. Tanto eu, ceramista, tenho os três tipos de fornos, quanto o Terra Brasil. Forno é transformação, vidrados, coberturas comestíveis, recipientes culinários, pratos, etc. A cerâmica surgiu de uma necessidade culinária, ou de uma evolução dos recipientes encontrados na Natureza, como cabaças (porongos, purungos, catutos, calabazas) e mais o uso do fogo. Somente a cerâmica mostrou-se resistente ao fogo. Depois vieram os metais....Mas a cerâmica continua sendo a companheira inseparável da culinária.
Na proposta que estamos começando, entra, ainda, o nosso espaço e as Vivências, ou eventos culturais. O Terra Brasil Café recebe as pessoas mas não dá acesso ao espaço da chácara, funciona na parte frontal. As Vivências e Oficinas, entram no espaço da chácara, integralmente. Minhas peças cerâmicas, minhas fotografias e as de meu filho Lauro Narciso também são comercializadas no Terra Brasil Café.
No mês de abril um evento diferente, dentro da idéia cultural. O Nativo, nosso montanhista de renome, vai apresentar as fotos, no Terra Brasil Café, de sua estada recente na Argentina, onde escalou nada menos que o Fitz Roy. Farei a convocação oficial.
Essa é a idéia, a proposta que estamos tentando implantar. Qual o objetivo? Concretizar a proposta na qual acreditamos: Desenvolvimento Sustentável, valorização, da Vida, Natureza, noção de limite, Espaço Cultural, Alimentação Saudável (não quer dizer simples, mas os produtos de procedência saudável), etc. Vejam no Face Book=terrabrasilcafe.
Algumas fotos da chácara em momentos diferentes, em dia de cheia na cachoeira que fica muito além do normal em termos de volume de água, as hortênsias em seu momento de floração, novembro e dezembro, sanhaço comendo caqui e foto do Terra Brasil, internamente.

2 comentários:

Nadia Saad disse...

Belo texto, Narciso.
A idéia é forte e bastante fundamentada.

. disse...

OLá, Nadia!
É, sim, estamos colocando bastante energia prá que dê certo. UM abraço,