terça-feira, 20 de março de 2012

CONSTRUÇÃO FORNO DE RAKU




Fui contatado pelos ceramistas Angélica e Leonardo, aqui de Curitiba, para construir um forno de Raku, em tonel de latão, revestido com fibra cerâmica. O forno precisa ser calculado para ter eficiente. Isso quer dizer, o buraco de entrada do gás e a saída, chaminé, devem ter uma relação correta, juntamente com a potência do maçarico , senão o funcionamento é precário.
A fibra é tóxica, pois é constituído por agulhas finíssimas de cerâmica expandida, que, quando são aspiradas, fixam-se nos pulmões. Evidentemente que a falta de cuidado no manuseio é prejudicial, podendo, no caso extremo, gerar um câncer de pulmão.
É necessário todo o cuidado, não se pode brincar e não tomar as precauções necessárias. Portanto, máscara, luva, roupas cobrindo o corpo inteiro.
Durou 5 horas a construção, o latão chegou parcialmente cortado. O resultado foi excelente, o forno está sendo testado, mas como construí vários usando o mesmo tamanho de tambor (200 litros), será a repetição, funcionamento garantido. Apesar da toxidez da fibra, o forno de latão é muito prático = econômico, leve, transportável. O custo de construção também é muito baixo.
Tem ceramistas que abominam a fibra cerâmica, o Chiti, por exemplo. O pior é que ele tem razão.

Um comentário:

severino josé disse...

Olá. tem alguma alternativa ao uso da fibra cerâmica?
outra pergunta( se puder me dizer.) Do que são feitas essas rodinhas com um arame que prendem a fibra cerâmica ao tambor?