domingo, 1 de abril de 2012

VIVÊNCIA 31.03.12=R A K U




































Aqui em Quatro Barras-PR, o outono começou com um friozinho característico, muito gostoso, apesar de não ser mais aquela temperatura pronta para geada de "antigamente".
Muito embora eu já tenha feito uma grande quantidade de queimas no estilo Raku, serendipicidade é o termo correto para viver e aprender. Exige um olhar clínico para detectar alguma alteração na normalidade... Eu tinha formulado um vidrado de baixa, com carbonato de sódio e ficou com pouco brilho, depois de queimado a 980 oC, e meio avermelhado na redução com serragem. O resultado não tinha ficado ruim, mas o objetivo era um vidrado egípcio, brilhante, azul, que é a cor do óxido de cobre em meio alcalino.

Todavia, repetindo a operação, por um participante da Vivência, que gostou do fosco aveludado, percebi um lampejo de Copper Matte. Repetido a operação, lá estava registrado o Copper Mate. Agora falta refazer especificamente para obter somente o resultado copper mate. Numa Vivência não dá para fazer os dois tipos de queima, Raku, simples, e o Copper mate, porque este último precisa de mais atenção e cuidado para obterem-se as cores e é mais demorado. Então o negócio não anda, não dá velocidade e eu gosto que se consigam fazer três queimas, para comparação, o que aumenta o aprendizado. Muitas pessoas nunca fizeram este tipo de queima e não querem errar. Por isso, repetindo, vai sendo aprimorado.
O grupo é que faz a qualidade do evento. Quanto tudo flui de forma positiva, o resultado é gratificante e energético, foi o que aconteceu.
Com o Terra Brasil Café dando o apoio culinário ao evento fica muito fácil e, pela primeira vez nas vivências que acontecem aqui no meu espaço, este setor funcionou perfeitamente, já que o T.B.Café abriu suas portas em janeiro deste ano. A comida com enfoque orgânico, natural, feita com capricho e qualidade abrilhanta o evento e faz parte dele. Todos querem fazer algum curso de culinária e preciso chamar a atenção = Hei, o evento é de cerâmica, não posso ser passado prá trás....(rs). Sempre alguém sai levando algum pão integral, geléia (no caso tinha feito com butiás, que não é comum e, ainda, claro, com selo orgânico).
Quero ampliar os eventos aqui no meu ateliê. Gostaria de proporcionar treinamentos com profissionais do ramo cerâmico, ou de arte, Cultura, vindo de outras cidades do Brasil, para marcar tento e fixar um atividade produtiva e cultural.




Nenhum comentário: