quarta-feira, 30 de novembro de 2011

MASSAS CERÂMICAS/PORCELANA








O penúltimo encontro do Grupo Massa, como chamamos, foi para preparar e ver os resultados de massa de porcelana. Usei uma das formulações do Maestro Chiti, para queima a 1230 oC, já que é uma temperatura mais acessível para todos, que usam fornos à gás até 1250 graus centígrados. O fundente é a dolomita, cada 5% baixa 50 graus centígrados. A porcelana de ossos tem uma pré-preparação. Precisa ser primeiro calcinada. Comprei pó de osso usado para adubo. Depois calcinei a 1000 graus centígrados em queima lenta. A queima da matéria orgânica deixou as proximidades do forno com cheiro de sebo queimado, uma fumaceira preta esquisita. Foi a primeira vez que fiz essa calcinação. Dá prá desistir desse negócio só para não sentir mais esse cheiro. Mais simples trabalhar com rochas e argilas: ossos de animais transformados em pó, deve ser coisa de inglês, acostumado a tirar a pele do terceiro mundo, depois ainda usar os ossos para produzir porcelana que será usada para servir algum produto fabricado por algum povo explorado, também.... tô fora desse negócio, serviu como experiência. Minha direção é mais na preservaçao ambiental e direito dos animais. Quero me livrar desse carma carnívoro depredatório.
Claro que essa massa de porcelana precisa ser testada. Foi um início, depois de ver os resultados é que poderemos melhorar os percentuais para corrigir. No entanto, foi o ponto de partida.
A bromélia da foto é do gênero Bilbergia, um espetáculo à parte, belissima, dá quase para comemorar a chegada da floração, a cada ano.

2 comentários:

Fran disse...

Ola Gilberto, gostaria de algumas informacoes sobre tinta de ceramica vc poderia me add xei_pas@hotmail.com. obrigada!!!

Novaceramica disse...

Ola sou ceramista de S.Paulo e estou procurando uma massa de Porcelana para trabalhar no torno, você teria algumas formulas que tenha gostado da plasticidade pois as que eu fiz ate o momento são muito ruins de se trabalhar
achei interessante essa formulação de osso, mas também não gosto da ideia de utilizar ossos de animais...
novaceramica@yahoo.com.br