terça-feira, 1 de novembro de 2011

GRUPO MASSA - 4o.ENCONTRO





Completamos dois meses de atividades. O objetivo foi modificar um pouco a massa de grês e adicionar uma carga decorativa Esta carga pode ser visual ou táctil, pois é o corpo da peça a ser confeccionada.Este encontro estava fora do programa que previa confecção de massa com adição de carga para as calendas do próximo ano. Todavia, foi sugerido pelos alunos e fui em frente. Costumo usar de 10 a 15% de carga na massa . Com 20 % a carga começa a tomar conta de quase toda a massa. Usa-se, às vezes, até 30% de chamote para peças que vão ao fogo, para dar resistência ao choque térmico.É comum. Acho um efeito interessante adicionar carga até que a massa rache, isso já é um efeito. Eu mesmo estou sempre à busca do rústico, quase fugindo do bem feitinho.Não que eu não goste do bem feitinho, mas minha procura, neste momento é por massas imitando rochas vulcânicas e vidrados de rochas e cinzas,solo, pedra, mais argilas de colorações diversas.
Bem, durante nosso encontro caiu um toró considerável, com algumas goteiras promovidas pelas folhas que caem constantemente sobre o telhado, porque meu ateliê está cercado de plantas. Trabalhar com chuva acho agradável, dá uma sensação de conforto estar protegido, acho que Hesíodo já disse isso há dois mil e oitocentos anos.....mas sobre olhar um barco no meio da tempestadade e estar protegido, imagem humana própria, talvez própria da vida animal....estar ao abrigo das intempéries.
O melhor trabalho que vi sobre adição de cargas na massa foi o apresentado pela Delma Godoy há uns 8, 10 anos no Congresso de Cerâmica de Curitiba. Com corpos de prova, teste de resistência, tabelas, quadros, etc. Era um trabalho sistemático. Somente quem faz experiências ou segue um curso regular para poder organizar-se dessa forma. Era trabalho desenvolvido no Rio de Janeiro. Todavia, é o melhor para pesquisar e procurar a expressão própria. Ir atrás de todos os materias disponíveis, experimentando, anotando os resultados.
Normalmente as cargas usadas são a vermiculita, serragem, grãos de arroz (vindo do uso na porcelana), rochas diversas (malaquita, pirita, mica, xistos, etc), limalhas (ferro, alumínio, cobre, latão), tipos diferentes de argilas pré-queimadas, chamotes grosso, fino, médio de vários materiais, etc.
Nas fotos as massas aparecem já embaladas, 5 kgs per capita e uma foto de massa recem marombada, quando foi misturado o material seco com o úmido. Somente depois de 3 passadas na maromba a massa fica pronta. Trata-se, evidentemente de massa preparada no mesmo dia com material in natura e alguns processados, malha 200.

Nenhum comentário: