quinta-feira, 3 de novembro de 2011

SOBRE FORNOS CERÂMICOS ELÉTRICOS

Precisei meditar um pouco sobre fornos elétricos. Isso porque passei um perrengue com meus dois fornos elétricos. Acontece que tenho dois fornos elétricos velhos sendo que um deles é de qualidade inferior, servindo apenas para queimas até 1050 graus centígrados. Já troquei duas vezes os controladores deste último citado. O último controlador era um Coel que usei durante anos, sempre funcionando perfeitamente. O único problema é que o controlador apenas permitia atingir a temperatura desejada e daí permanecia em patamar até que eu fosse desligar. Era um atraso de vida. Tive um controlador analógico que apenas ia até a temperatura desejada e depois desligava. Tive também um relógio analógico, mostrador, que registrava a temperatura do forno. Todos equipamentos que ficaram inadequados, obsoletos, como resposta para pesquisa em cerâmica. Tenho forno à gás e as queimas com fogo, de redução, sempre me interessaram mais que os elétricos. Mas, as queimas de biscoito sempre gostei de fazer nos fornos elétricos. Todavia, fazer queimas de biscoito sem poder programar as curvas de queimas é problemático, exige acompanhar a queima sem sair de perto, pois precisa-se cuidar com as temperaturas que podem fazer com que as peças estourem. Tem a umidade das peças que sai a 120 graus centígrados, tem a água laminar que sai aos 170 graus centígrados, tem a água química que sai aí pelos quatrocentos graus centígrados, tem a transformação do quartzo alfa em quartzo beta aos quinhentos e setenta e três graus centígrados, tem a decomposição dos carbonatos lá pelos oitocentos e vinte graus centígrados, quase só isso. Ainda no começo da queima tem que ir devagar para que não forme casca, o que faria a peça estourar pela dificuldade da umidade atravessar a peça. São problemas que um bom controlador de forno resolve, com uma curva de funcionamento adequada.
Um forno cerâmico é uma carcaça isolada que permite aprisionar o calor, possui resistências elétricas e um controlador para acionar as resistências. Só isso!
Conclusão, mandei trocar as resistências dos meus dois fornos, gastei quatrocentos pilas. Comprei um controlador digital de última geração com quarenta e picos patamares, com sete programações diferentes que podem ser lincadas, com contatores e quejandos = custou-me mais mil e duzentas merrecas. Coloquei este controlador entre os dois fornos e uso um ou outro com o mesmo controlador, também posso usar ao mesmo tempo (mas preciso adaptar mais um mecanismo para isso, mais duzentos). Ou seja, por mil e seiscentos fiquei com meus dois fornos, um de baixa e outro de alta, até 1250, funcionando perfeitamente.
O que é preciso para isso???????
1o.= conhecer um eletricista honesto que faça o enrolamento das resistências.
2o = conhecer um técnico em eletrônica honesto para que monte o painel com o controlador.
3o = conhecer um programador dos controladores honesto que te explique como programar o equipamento, que é moleza!
Depois , nada mais! Simples, somente é preciso conhecer os profissionais honestos e a gente pode recuperar qualquer forno, baratinho, sem precisar gastar mais em equipamentos novos.
Bem, encontrei estes profissionais e estou satisfeito!

5 comentários:

Fernando Gomes do Nascimento disse...

Meu caro Narciso,
Depois de ler esse teu post, me animei muito em te fazer um pedido. Meu nome é Fernando Naxcimento, moro em Búzios e acabei de ganhar um forno J. Milley antigo, em bom estado, com as seguintes especificações:
Modelo: MPA 55 LITROS
220 V
9,8 Kw
3 FASES
25 A
1050 GRAUS
Série 1250
Com as medidas de:
Largura: 40 cm
Altura: 55 cm
Profundidade: 50 cm

Já tentei junto à J. Milley obter o esquema da ligação elétrica, mas nada até agora. Gostaria de saber se você pode me ajudar, se tiver um esquema de ligação elétrica do forno e do controlador de temperatura. Aqui onde vivo (Búzios), não tem gente especializada. Assim, se você fizer essa gentileza, eu mesmo farei a ligação.
Desde já, agradeço demais!
Aproveitando, meu facebook é Fernando Naxcimento.
Atenciosamente,
Fernando Naxcimento

HELIO disse...

As ligações são simples para qualquer eletrecista. Pensa num chuveiro que a resistencia tem um comprimento l. Se reduzir o comprimento esquenta mais rápido a agua mas se aumentarmos de tamanho esquenta mais lentamente. É o que fazemos com sua regulagem verão inverno pois mudamos seu comprimento. Para o forno cada placa tem um comprimento que ligamos em paralelo todas elas pelo lado de fora da camara, pois se montarmos o fio enrolado como uma peça só fica muito comprido e demora muito para atingir 1000ºC. Consulta um eletrecista com esta teoria que te enviei que elee vai resolver.

Unknown disse...

Olá Narciso!
EU tenho um forno eletrico 220 voltes. Meu 220 era 196 Como disse o eletricista. As queimas see tornaram super demoradas. Entāo as molas do forno foram trocadas para adaptar o forno a esse problema.
Agora com melhorias na rede da minha Rua, foi instalado um transformador bem perto da minha casa. Agora meu 220 é 220.
Posso continuar a user essas mesmas molas?

Unknown disse...

Olá Narciso!
EU tenho um forno eletrico 220 voltes. Meu 220 era 196 Como disse o eletricista. As queimas see tornaram super demoradas. Entāo as molas do forno foram trocadas para adaptar o forno a esse problema.
Agora com melhorias na rede da minha Rua, foi instalado um transformador bem perto da minha casa. Agora meu 220 é 220.
Posso continuar a user essas mesmas molas?

Unknown disse...

a queima pode ser feita com os respiros , inclusive o de cima fechados?