quarta-feira, 16 de novembro de 2011

CERÂMICA BÁSICA - PARQUE DA CIÊNCIA





O Parque da Ciência fica em Curitiba. O curso de cerâmica básica está sendo ministrado para professores de arte, quase todos. É diferente dar aula para pessoas que vão sobreviver com o resultado do trabalho que está sendo ensinado.Indiretamente, pois não é com a venda de suas peças que sobrevivem, são professores. Os professores querem aprender tudo, depois transmitir, então querem detalhes, não deixam passar nada em branco. É estimulante esta forma de ensino. A construção do forno, acho que trigésimo quinto ou sexto, preciso verificar nos arquivos, foi rápida, recorde de construção. Às três da tarde já estava praticamente pronto, e, em seguida, caiu um toró danado. O forno ficou seguro com um plástico sobre ele. Mais tarde, para maior proteção, faz-se necessário uma cobertura simples em que a distância entre o teto e a parte superior do forno deve ser de 1,50 m, no mínimo. Na foto a pedra angular do forno de arco romano. Digo, tijolo angular. Ele fecha o arco permitindo o fechamento seguro da construção, depois de pronto pode ser retirada a zimbra, que é a armação para confeccionar o arco perfeitamente. Beleza de resultado, rápido, num dia o forno está pronto. Gosto muito de ver de repente surgir um forno cerâmico como resultado do esforço conjunto.
Também na foto uma prática de confecção de panelas. Todos querem levar uma para casa. Sempre repito que depois da quinta panela, a pessoa fica "cobra".
Sempre confecciono ferramentas, nas minhas aulas. Acho sempre formas novas para uso variado. São ferramentas de arame de aço rígido em três formatos, quadrado, redondo e com ponta, com três grossura de arame, totalizando nove ferramentas. Também de madeira são feitas ferramentas, estas ficam, também, perfeitas. Custo? Quase nada! O uso de bambu permite ferramentas com alta resistência. Faço, também, lâminas de imbuia que são cortadas no formato com estilete ou canivete e depois lixadas. Ficam perfeitas.

Nenhum comentário: