quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MAYY KOFFLER- Paleteado




Disparei prá Sampa onde fui fazer um curso de Paleteado com Mayy Koffler. É um curso em 3 etapas, no Ateliê Sílicas, promovido pela Sirlene e pela Nadia Saad. Foi no sábado, dia 01 de outubro.
A técnica de Paleteado que está sendo ensinada pela Mayy é de origem peruana, do norte do Peru. É uma técnica indígena que está caindo no esquecimento. Graças a poucas pessoas, dentre elas a Mayy, essa técnica ainda sobrevive. A vantagem principal desta técnica, além do resgate cultural, de grande valor, é o resultado. Ela permite confeccionar paredes finíssimas e ainda quase impermeáveis. Como trabalha com uma pedra arredondada dentro da peça e uma paleta sendo batida contra ela, tendo a argila entre as duas, a massa vai esticando até que a espessura da parede fique mínima. Nesta primeira parte do curso o enfoque era preparar uma pelota em forma de cone, depois, com a mão, ir abrindo espaço na parte da base do cone até que se possa colocar a pedra, internamente e bater com a paleta na parte externa. Tem a maneira própria de ir batendo com a paleta e contrapondo com a pedra para que a massa vá se esticando corretamente e dar o formato alisado. Os encontros continuam no dia 8 e 29 deste mês.
As técnicas arqueológicas indígenas americanas são o cordelado, ou técnica dos rolinhos, o paleteado e a modelagem direta. Não se conheceu o torno nas américas. Toda a produção da nossa cerâmica arqueológica foi executada usando estas técnicas, o que sempre deu uma qualidade diferente ao resultado.
É bastante enriquecedor fazer algum curso com pessoas que se dedicam à cerâmica, que tem uma mensagem técnica e estética a transmitir. A troca de informações e a humildade para aprender algo novo joga dentro da gente mais uma parcela de conhecimento e emoção. Neste sentido, São Paulo realmente é o local certo. Ali tudo acontece. Alí gira o dinheiro que permite o trânsito de pessoas. Quem vive noutros estados tem pouco acesso à cultura e somente com um movimento gigantesco individual de tempo e investimento financeiro é possível acompanhar o que está acontecendo no Brasil e aprender o que tem disponível.

Nenhum comentário: