segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CURSO VIDRADOS/FLAVIA VANDERLINDE



A Flavia Vanderlinde do Senai de Sampa esteve aqui em Curitiba no final de semana dando um curso de vidrados. No sábado estava com a turma do Grupo Massa no meu ateliê para mais um estudo e não pude participar. Todavia, no domingo cedinho eu lá estava esperando pela Mestra.
O curso aconteceu no Ateliê Recanto do Barro da ceramista Risolete Bendlin. Estava lotado de participantes.
A Flavia com seu jeitinho alegre e competência que desconhecemos outra maior deu o recado de forma clara e direta. Estudar os vidrados é uma arte à parte e poucos ceramistas aventuram-se a entender mesmo o que se passa na composição deles. O enfoque da Flavia nos vidrados, além das associações de colorações e técnicas de preparo de soluções é a rede cristalina de sílica e alumínio. Esta rede precisa estar bem reforçada para que o vidrado seja de boa qualidade. Entender o que se passaé o caminho que deve ser trilhado pelo ceramista.
A Flávia sabe tudo e quem tem a possibilidade de aprender mesmo com ela, principalmente aqueles que moram em São Paulo dão um up grade no seu conhecimento de forma concreta.
Além de tudo a Flavia é uma figura alegre, despretenciosa que leva no bom humor tudo o que aconrtece durante o curso. Já estive noutros cursos dela e aprendo o todo o tempo em que ela vai transmitindo seu conhecimento.
A foto é de uma ruína da cidade de Paranaguá, parece uma pintura.

Nenhum comentário: