sábado, 22 de outubro de 2011

GRUPO MASSA - GRÊS




Terceiro encontro, agora uma massa para alta temperatura, grês. Começou a criar uma camaradagem diferente. A terminologia para a confecção de massas começa a tornar-se familiar. Feldspatos, sílica, talco, caulim, argilas plásticas de queima branca, bentonita. Repetitio ad infinitum. Assim, depois de anotar algumas formulações de literatura, comparando com os materiais que temos disponíveis, começa a crítica sobre a massa produzida na aula anterior. Na aula anterior usamos um talco um pouco granulado e ele apareceu na massa na hora de modelar. Alguns dos participantes acharam que seria melhor que não tivesse essa pontuação branca, mas depois da queima, que deixou a massa totalmente branca, sumiu.
Sempre fico tentando encontrar uma fórmula de compreensão de composição de massas. Qual o ponto de partida?
Primeiro é preciso decidir que massa que se necessita ou que se quer. As massas podem ser classificadas como de baixa , média ou alta temperatura. As massas de baixa temperatura são as de queima vermelha, terracota. Nestas massas se quisermos queimar à temperatura mais alta do que mil ou mil e cem graus, a massa começa a fundir e perde o sentido ou objetivo da composição da massa. Qual o corpo desse massa? A argila vermelha plástica misturada com outra não plástica. O principal componente é a argila plástica que se usa na proporção de 70%, como ponto de partida. Qualquer massa terá que ser testada para comprovar sua qualidade. Isso é suficiente para termos uma massa de terracota. Depois disso, poderão entrar outras considerações, como, por exemplo:
a) - esta massa será usada para modelar peças de uso decorativo?
b) - preciso da massa para resistir ao choque térmico ( raku e panelas ou formas que vão ao fogo)?
c) - quero adicionar uma carga que dê efeito visual na massa?
d) - carga de efeito táctil?
e) - quero a coloração mais vermelha, menos, rosada, ou outro tom, pela ampla gama de colorações das argilas existentes?
f) - etc.
As massas vermelhas são as massas dos tijolos, telhas, manilhas, da cerâmica popular, das panelas artesanais. Respondendo às perguntas acima a massa pode ser composta tranquilamente.
Quanto ao encontro para produção de grês, já é necessário trabalhar-se com materiais de qualidade melhor, no sentido de resistir à temperatura de queima. Todavia, as perguntas a serem feitas para compor a massa quase que são as mesmas, pois quando escolhemos um grês como massa, já estamos definindo a temperatura de queima.
Falta colocar as fotos dos resultados, o que será feito oportunamente.
Coloquei a foto da perereca sobre um fundo de terracota. É um tijolo fabricado aqui próximo ao meu ateliê. A rã, coitada, pulou no tijolo e como tem as patas úmidas o tijolo seco agarrou-a pela absorção que tem. A rã ficou presa totalmente. Quando cheguei já era tarde. Isso acontece frequentemente. É o pior teste de absorção de cerâmica que conheço.

Nenhum comentário: