terça-feira, 21 de junho de 2011

ENCERRAMENTO DO CURSO EM TIJUCAS DO SUL-PR







A segunda parte do curso que eu ministro, de Cerâmica básica, sempre é mais gratificante e menos mão de obra. Porque os alunos já começaram a aprender como preparar a sua própria massa, usando as argilas disponíveis. Vejam que não é comprada massa pronta, mas preparada a massa, com várias argilas, areia e pó de tijolo. Depois ainda tem o aprendizado das técnicas, o acabamento e a queima. A queima sempre é o mesmo problema, quem nunca assistiu ou participou de uma queima de cerâmica, sempre confunde com queima de forno de panificação. Acha que qualquer lenha serve, o que não é verdade. O que sempre recomendo é o eucalipto. Maior caloria, produz fogo sem deixar brasa. É o ideal. A primeira queima é a pior: a lenha estava muito molhada e ainda velha e nem toda era eucalipto. Tive que ajudar a rachar alguns tronquinhos de eucalipto para pegar um bom pique no final da queima. Mas faz parte. A queima ficou boa. É difícil antecipar toda a problemática de lenha, ainda tem o fato do forno, na primeira queima, ainda não ter sido queimado, está úmido, a massa do rejunte ainda não secou, nem queimou. Assim, na segunda queima será melhor e da terceira em diante o forno entra em equilíbrio.
Nesta segunda parte sempre há uma melhora considerável na qualidade das peças cerâmicas produzidas. Considere sempre que dos 12 alunos, nenhum ainda tinha trabalhado com cerâmica. Isso dá diferença numa turma. É preciso explicar tudo certinho, repassar individualmente, depois solicitar a colaboração de quem aprendeu. Mas estou com prática nisso.

Sempre dou corda para o que cada pessoa quer aprender. Primeiro peço para fazer uma peça qualquer e, a partir daí, vou mostrando a técnica que se deve usar para cada forma construída. Nunca mostro meu trabalho inicialmente. Sempre, ao final do curso, apresento o que faço, para não influenciar. Gosto que cada pessoa siga seu próprio caminho.
É difícil começar a aprender cerâmica. Montar uma peça com paredes de mesma espessura que esteja razoavelmente certa, depois dar acabamento. Fazer uma panela, já de primeira viagem exige concentração, esforço. A técnica de fazer sair uma panela de uma pelota de barro é um desafio. Mas é apenas um começo. O caminho mesmo cada um deverá seguir depois do curso.
Tijucas do Sul pertence à região Metropolitana de Curitiba, mas não é influenciada pelo pique cultural da capital do Estado.
Foram 12 alunos que participaram do curso e como mantiveram a presença regular nos oito dias de curso, como prêmio, no último dia levei um forno de raku e vidrados e fiz uma queima com as peças biscoitadas no forno à lenha. O resultado é sempre muito bem vindo e agradecido. Ilustra de forma brilhante as possibilidades de vidrados, para quem não conhece essa queima simples e rápida, bem como econômica do Raku.
Mas, meus queridos, sinto que está chegando ao término da minha jornada de geração de renda, destes cursos rápidos.Preciso mais, muito mais,continuar, reforçar o aprendizado. Mostrar outras queimas, os vidrados, a alta temperatura. Melhorar a forma, burilar a forma, buscar valor agregado ao produto. Tudo isso, somente ampliando o curso, o que não é possível no esquema deste curso.
Enquanto isso, nosso sol chega ao final de sua jornada anual até seu ponto mais ao norte (na verdade é aparente, já que é causado pela inclinação do eixo da terra). Hoje é o solstício de inverno. O amanhecer foi muito bonito. O arrebol foi fantástico, estava a postos com a nikon apreciando, reiterando meus pedidos para uma vida planetária mais inteligente.
Além das fotos, registro aquele sentimento ancestral de marcar o local de solstício aqui na minha casa, pelo prazer de marcar e saber o movimento anual do sol, em que ponto ele nascerá nos solstícios e equinócios.A vida que se repete em toda a sua beleza e mistério. Em primeiro plano sempre o mesmo pinheiro e ao fundo o Pico Paraná. As peças do cenário sempre as mesmas, mudam as cores e também o fotógrafo.

2 comentários:

Acácia Azevedo Studio Pottery disse...

Belíssimo trabalho, parabéns! Espero ver alguns resultados queimados tb. Beijos. Acácia.

. disse...

Olá, Acácia! Na correria, esqueci de fotografar o resultado queimado de Tijucas do Sul. Para ver como funciona o forno, veja o resultado de outras cidades.
Um abraço,
Gilberto.