quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

FIGURATIVO










Apesar dos figurativos estarem em baixa, faz tempo, ainda tem pessoas que gostam. Bustos, por exemplo. Com frequência encomendam-me algum busto de mulher, principalmente. Vejam, pediram e eu fiz. Aproveito e curto muito passar horas modelando uma figura feminina. Tem 60 cm de altura. Fiz uma massa com bastante chamote para poder, no acabamento final, realçar pequenos pedaços de chamote de telha muito bem queimada. A textura que fica, da pele, é rugosa e dá uma vivacidade agradável. O acabamento exige várias etapas para que fique definido e com textura de pele. Modelo diretamente com as mãos, depois uso uma esteca para definir áreas maiores, depois pincel de ponta dura para alisar, ainda um pedaço de pano do tipo filó que homogeneiza totalmente a superfície e, por último, uma esponja. Esta esponja, úmida, realça o chamote porque retira a massa fina. Eu gosto deste efeito.


Cobro de 1,2 até 2 mil reais por um busto. Menos não dá para cobrar, mais, só se for com a aparência de pessoa, por fotografia. Sobreviver de cerâmica é uma arte à parte. Tenho munições de vários calibres. Claro que, às vezes, aperto no gatilho e não sai nada, falha.
Depois de todo este acabamento, ainda tem a secagem lenta e a queima que eu costumo fazer em 17 horas. Não posso arriscar no ciclo de queima, que é a etapa final. Queimo a 800 graus centígrados. Um patamar de meia hora é bom porque a peça é grossa, 2cm a 2,5 cm. Mas, por exemplo, poderia fazer um vidrado na parte da roupa e daí aumentaria temperatura para 1000 graus. Até em raku poderia ser queimada, com muito cuidado, pois a massa está lotada de chamote e areia, o que aguenta o choque térmico. Quanto à textura da roupa, trata-se daquele trapo que encontrei no meio da lama e estou usando para várias peças, o que já mencionei em reportagem anterior.
Enquanto isso, toda a manhã o sol nasce. Meu tema sempre é o Pico Paraná (ponto mais alto do sul do Brasil), o Pinheiro Paraná (Araucaria angustifolia) em primeiro plano. A coloração do amanhecer é que muda. As duas fotos são do mesmo dia. Nascer e por do sol.

A máquina é Nikon D40X, com tele 200.Não tem Phofoshop na jogada.

Nenhum comentário: