quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

CACOS




Os cacos de vidros e ferradura foram encontrados no riacho da minha propriedade. Estavam na margem e no fundo do rio. Misturado no meio da sujeira, da lama e alguns junto à areia. Tenho necessidade de eliminar esses cacos, são irresponsabilidades passadas, de pessoas que não se importavam com suas atitudes com o meio ambiente. Mas isso não adianta falar, já aconteceu. Os tempos eram outros. É diferente de hoje. Temos outra consciencia. Queremos ter. Por isso, não questiono. Limpo o meu terreno, procuro a sujeira de plástico, metal, vidros e dou um destino adequado. Fico triste porque quando vejo que dentro do rio encontro tanto material descartado e que deixa o meu lugar tão feio, quer me dar um desânimo, porém luto para não deixar tomar conta. Penso sempre que devemos tomar uma atitude meio radical. Por isso, quando alguém que fuma, por exemplo, que está acostumado a jogar a bituca no meio do mato, dou um alerta e peço para me passar a bituca, que eu jogo no lixo correto.
Bem, os cacos encontrados, de vidros, tem as colorações comuns conhecidas, azul cobalto, verde de cobre, manganês, etc. São os vidros com os óxidos usados na cerâmica. O próprio vidro é sílica, o componente principal dos vidrados. A sujeira é terra, argila, logo, também, material cerâmico. A ferradura enferrujada, ferrugem, óxido de ferro, outro corante cerâmico. Enfim, existe uma íntima ligação entre estes materiais e a a cerâmica. Por isso, vou usá-los. A ferradura, vou dar uma raspada e usar a ferrugem como corante. Os vidros, vou quebrá-los, separados por cores, e colocar no fundo do centro de mesa da reportagem anterior. Mais tarde, mostro o que aconteceu.
Se conseguir, vou incorporar a ferradura numa massa ou, também, posso usá-la como peça de decoração. Enfim, estes materiais poderão ser renovados e voltar em sua etapa inicial de uso, não sendo mais descarte, mas partes de uma nova vida. Olhem, não estou nesta de ficar aproveitando lixo. Acho que existe o que se chama Responsabilidade Industrial que está sendo passado por cima, que as indústrias estão fazendo ouvidos moucos, enquanto vão incentivando artesanato de garrafa peti, e outros lixos. Mas não é bem assim, sou daqueles que acham que as indústrias devem reciclar e aceitar de volta suas embalagens e não me venham com incentivo ao artesanato para que seja usado seu lixo. O uso de lixo como artesanado deve ser voluntário, não destino de lixo, de descarte. Eles é que devem encontrar uma resposta para isso ao invés de ficarem entupindo nossas cidades com essa porcariada toda.Agora, quem quiser usar sua criatividade para usar os materiais disponíveis, é outra coisa.

Nenhum comentário: