domingo, 9 de janeiro de 2011

CERAMISTAS PAULISTAS


Ontem, sábado, recebi a visita da Diane Cossermelli (www.terraestudio.com.br) e da Nadia Saad (www.nadiasaad.com.br e nadiasaadbr.blogspot.com). A primeira tem o Terra W Estudio, e a Nadia é designer cerâmico. São de Sampa. Conhecia ambas do Congresso de Cerâmica de Curitiba. Passamos o dia inteiro no meu ateliê. Conversa agradável sobre a cerâmica, construção de fornos, cerâmica arqueológica, trabalhos futuros, passados, etc. Até sobre culinária, porque sendo turcas, as duas, com um freezer dentro do carro, com kibes, sfihas, tâmaras, abricós, etc, o assunto não poderia tomar outro rumo (elas vinham de Sampa e iam a Florianópolis e, para essa distância, é necessário muita comida...). A culinária árabe é das mais fantásticas.
As duas são grandes ceramistas. Tenho uns 80 livros de cerâmica e aproveitamos para trocar nomes de autores, livros, xerox nunca porque é proibido...A gente aprende muito conversando sobre aquilo que nos interessa. As pessoas de boa onda enriquecem a nossa vida.
Sempre as pessoas se encantam com a profusão de argilas coloridas nas cercanias do meu ateliê. Circulamos pelos arredores, na Estrada da Graciosa,mostrei os barrancos e, claro, vários saquinhos plásticos foram enchidos com argilas de diferentes colorações.
Não pensem que tudo é só no papo. Para poder catar alguma argila sempre é necessário uma trabalhadinha, mesmo que seja de leve. Por isso, flagrei as duas com as mãos na massa, literalmente.
A atividade cerâmica, além de lúdica, é altamente ilustrativa e gostosa. Começar a prestar atenção nos barrancos, nas argilas de diferentes colorações modifica o olhar do ceramista. Vê a possibilidade de adicionar qualquer material natural, inorgânico, à massa. Pode ser até orgânico, pois deixará o vazio com a queima correspondente, o que já é forma.É comum usarem-se bolinhas de isopor, misturar na massa e depois queimar. Fica o espaço vazio, regular, programado. Mas pode ser qualquer material orgânico, serragem, cepilho, toquinhos, sementes, etc.

Um comentário:

Nadia Saad disse...

Bom dia Gilberto.
Como vai
Adorei nossa visita aí.
Me senti honrada pela aten₢ao genorasa como vc e bia nos receberam.
Um forte abra₢o e até breve..