sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

TRABALHANDO NAS FÉRIAS





Trocando isso por aquilo, foi reeditado o Livro da Rachel Carson, em 2010, Primavera Silenciosa, considerado o primeiro grito de alerta sobre o uso de produtos sintéticos, DDT, BHC e derivados, e os problemas ambientais advindos do abuso e mau uso destes inseticidas. O livro dela estava esgotado há muito tempo e, nos sebos brasileiros, pelo menos no Estante Virtual, tinha uns dois volumes e o preço era de mais de quinhentos reais. Agora, por trinta e cinco reais, pode-se comprar este alerta para a Humanidade. O que é muito interessante é que o livro é Atualíssimo, as coisas não mudaram, pelo contrário, pioraram e o Homem está afundando vítima da sua própria pretensa inteligência. Nesta linha de livros acredito que tem mais dois que se completam: Dieta Para um Pequeno Planeta e O Futuro Roubado. O primeiro é dos anos 80 e propoe maneiras de alimentar correta e ambientalmente, e o segundo do final dos anos 90, O Futuro Roubado é um grito mais atualizado e tem pesquisas mais amplas aproveitando o alerta da Rachel Carson. Sobre Meio Ambiente e Natureza é bom conhecer o autor americano, responsável pelo posfácio da reedição do Primavera Silenciosa, que é o Edward O. Wilson, o qual, além de escrever de maneira cativante é um defensor da Vida muito claro e consciencioso, Seu livro O Futuro da Vida é bem importante, de cabeceira. O sueco Kasl-Henrik Robèrt, em seu Livro The Natural Step propõe uma alguns passos de atitudes a serem tomadas como forma de atuação para melhoria do planeta, também é uma leitura muito boa.
Estou trabalhando com texturas nas massas cerâmicas e me deixando ser contaminado pela cerâmica arqueológica indígena.
Nestas texturas, estou experimentando "pellets", pelotas (técnica de adicionar na massa material que ao ser misturado e queimado corretamente criam pelotas, pequenas (podem ser grandes) bolas, na superfície) . Achei muito interessante o resultado e estou continuando as experiências.
Na outra peça, de inspiração arqueológica argentina, queimei a 1263 graus centigrados em atmosfera redutora. O engobe é um que já havia mostrado anteriormente, sem queimar, é de ferro com 30% de base alcalina. O engobe de ferro em alta temperatura é muito interessante, o ferro fica preto e com um pouquinho de brilho, devido às base alcalina. Para reduzir o brilho é só reduzir a quantidade de esmalte (base).

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi!

Qual é o material que é adicionado a massa para gerar os "pellets"?

Abraço,
Moara