domingo, 25 de maio de 2008

QUEIMA DE ALTA TEMPERATURA-GÁS-1270oC


Esta semana fiz alguns testes de vidrados e teste do próprio forno de alta temperatura. O forno é artesanal, confeccionado com tijolos isolantes, em formato de cilindro. As dimensões internas são de 58 cm de diâmetro por 90 cm de altura, de volume útil. Este forno utiliza os cálculos de abertura para entrada de gás e saída segundo as formulações ensinadas pelo Chiti (J.H.Chiti, Instituto Condorhuasi-Buenos Aires) em seus livros e cursos. As queimas podem ser feitas com um ou dois maçaricos, dependendo as potências deles, o resultado sempre é bom. A curva de queima pode ser feita de acordo com a vontade do ceramista. No meu caso, estou fazendo uma queima em 4 horas, com patamar de 20 minutos a 1263 graus centígrados, cone 8. Esta queima eu controlo com relógio digital e também com cones. Estes últimos usarei sempre que quiser uma queima diferenciada, já que o relógio digital, apesar das diferenças que sempre encontramos, repete igualmente os valores e assim podemos padronizar até a possível diferença de temperatura. É claro que este é um forno artesanal, cujo custo, comparado com um forno comercial de alta Temperatura, está em torno de 50% do preço deste último (para forno a gás, se for comparadado com elétrico não ultrapassa 30%).

O comportamento do forno é muito bom, estou satisfeito com ele. Já fiz queima rápida em 2horas e meia, até 1263 graus centígrados. O forno bem calculado permite variações de tempo de queima, simplificando a vida do ceramista.

Nesta semana pesquisei vidrados de cinza. Parti das formulações de Bernard Leach (El Libro del Ceramista), da Jacy Takai (São Paulo - fórmulas apresentadas como resultados de suas pesquisas no Congresso de Cerâmica de Curitiba, 2006), usando as fórmulas limites para vidrados de cinza de Rhodes (Vidriados Ceramicos - Matthes), fórmulas do Chiti (de algum dos seus inúmeros libros) e, também, usando minha experiência pelas composições químicas médias das cinzas e dos produtos adicionados. O esquema de pesquisa sempre é o mesmo. Faço as formulações, depois testo juntamento com as matérias primas, para ver o comportamento geral.

Com o resultado obtido altero a formulação pelo que mais me interessar. Vidrado fosco, brilhante, áspero, rugoso, combinação heterodóxica de matérias primas, etc.

O vidrado do vaso que aparece na foto é uma mistura de vidrado de cinza com vidrado da formulação básica do Hamada para grês.

As pastas que estou utilizando também são produzidas artesanalmente. Uso argilas aqui da região, caulim, chamote refratário, talco, argilas de barranco para coloração diferente.

O trabalho de torno também é meu, usando u m torno artesanal.

Concluindo, a pasta, o torneado, o forno, o torno, os vidrados, tudo confeccionado em casa, de forma artesanal, com resultado que cada vez tem me agradado mais. O mais interessante é o resultado diferenciado que podemos obter, o amplo campo de pesquisa que temos pela frente, uma brincadeira fantástica, envolvente e que pretendo transformar em grana, que ninguém é de ferro...

30 comentários:

jades disse...

Você vende um projeto detalhado deste forno a gás para que eu possa construir um

. disse...

Gilberto respondeu: Sim, Jader. É só você dar o teu contacto que eu dou o projeto completo e onde conseguir os materiais.

André Moreira disse...

Você compartilharia o projeto detalhado comigo?

João disse...

gostaria mto de aprender a fazer esse forno.meu e-mail e rejane.dias@bol.com.br.vc pode entrar em contato com valor e outros dados?obrigada

JG TESTE disse...

Olá
eu tambem gostaria de aprender a fazer esse forno.
será que pode enviar para mim os planos.
meu mail é joaquimgervasio@gmail.com e estou começando a fazer ceramica para bonsai aqui em Portugal.
Só tenho um forno electrico e necessito um forno a gáz para poder fazer queimas em redução.
agradecido.

daloise disse...

Gilberto, bom dia,

estou pesquisando projetos de construção de forno a gás. Será que voce pode me ajudar com este seu projeto.

grato
djalma (daloise@terra.com.br)

Diogenes disse...

Por gentileza, vc poderia me passar maiores detalhes do forno e se vc vende o projeto? Meu e-mail é diogenesl@uol.com.br

Obrigado!!!

Paby disse...

Boa noite Gilberto!
Podes passar algumas informaçoes sobre este forno atresanal, construcao, materiais, e tipo de maçarico, tenho projetos de ceramica artesanal. meu email é ronaldo.winter@yahoo.com.br .Grato,

Ronaldo

Angelica disse...

oi gilberto.

trabalho com um designer em um projeto e temos interesse em construir nosso próprio forno para queima de vidrado. teria como você me passar com detalhes como é feita a construção ou me vender o material do curso? soube que teve curso na sada mohad, se tiver outro gostaria de participar.

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado

Juliana disse...

Gilberto,

Estamos tentando reformar um forno a gás existente numa cooperativa de artesãos, para melhorar seu desempenho (está queimando de forma irregular). Será que você poderia nos ajudar?

Juliana

Juliana disse...

Gilberto,

Meu e-mail é julianafink@gmail.com.
Esqueci de informar antes, desculpe.

Juliana

Edu Santos disse...

Gilberto:
Você vende um projeto econômico para montagem do forno cerâmico à gás que esta descrito em seu blog ? Estou sem
forno: o meu, que é elétrico,(324 li-
tros) pifou, é muito caro e agora não
tenho condições de adquirir um simi-
lar.

Eduardo Vieira dos Santos
E-mail: edusantos5422@gmail.com

MARCIO BONSAI disse...

eu tb gostaria de saber valores do projeto, pois tb estou interessado em fazer um destes,
mcsvendas@yahoo.com.br
obrigado e abraço, muito maneiro seu trabalho.

Anônimo disse...

sou pintora de cerâmica e gostava de me iniciar nos vidrados com cinzas, mas não sei por onde começar. se me pudesse ajudar agradecia. deixo o meu e-mail para, se quizer, entrar em contacto comigo.

deia_custodio1811@hotmail.com

Joao disse...

Voce Pode me postar o projeto deste forno a gas ?

Anônimo disse...

gilberto, boa tarde!!
gostaria de obter um projeto de forno a gás e materiais necessarios. Meu e-mail reheraki@hotmail.com
aguardo contato,
grata
renata

Igor Garcia disse...

Compro materiais da receita federal e recentemente adquiri um forno ThermoLyne F59340CM, que vai até 1700c. Está em excelente estado, se houver interesse meu email é igor@infobell.com.br . Obrigado

Anônimo disse...

Olá Gilberto, boa tarde.
Gostaria de saber se você vende algum material como apostila ou video aula para elaboração desse forno a gás.
Tenho interesse. Meu email é marcos_comercial@yahoo.com.br
Obrigado.

Edu Santos disse...

Em 26-04-2010 manifestei o meu inte-
resse em um projeto de forno à gás, e
até hoje não recebi resposta.
Por favor, responda-me: estou preci-
sando realmente de um forno; ainda não resolvi o meu problema.

Anônimo disse...

Olá caros visitantes. Assim como vcs, eu também estou interessado em contruir meu próprio forno a gás.
Estou procurando em todos os sites possíveis.
Encontrei alguns materiais que parecem ser de boa qualidade. Os melhores projetos acredito que sejam os pagos. Estou procurando pessoas para fazer o rateio do projeto.
Vamos comprar em conjunto e dividir os custos.
Se vocês quiserem, entrem em contato pelo email marcos_comercial@yahoo.com.br

Joao Borges disse...

...esqueci do email

meu site: www.joaoborges.com
email: joaoborges@joaoborges.com

Joao Borges disse...

O amigo poderia me fornecer esse projeto? Trabalho com peças de cerâmica a alguns anos, com queima de baixa temperatura - não feita por mim, e agora gostaria de trabalhar um forno a gás .

Possuo os tijolos refratarios e agora um medidor de temperatura digital, só me falta um projeto como esse para ir em frente.

Meus trabalhos estão no endereço:
www.joaoborges.com
Um abraço

Anônimo disse...

Olá Gilberto

gostaria se possível, que vc me enviasse o projeto de seu forno a gás

meu email é duda.uepb@gmail.com

grato

Valdir

Fausto disse...

Olá Gilberto,

Tenho um forno elétrico para baixa temperatura. Quero construir um forno a gás e me interessei pelo seu projeto. Meu e-mail é fausto@terraearte.com.br, por favor, me envie as condições para adquirir seu projeto.

Grato

Fausto

MIRIAN disse...

Gilberto, gostaria de saber se vc vende o projeto ou dá algumas explicações, pois quero montar um forno. Vou montar um de latão, mas com manta e gostaria de ter um de tijolos refratários, é bem maior. Aguardo retorno no e-mal: miri4398@gmail.com
Obrigado

Acácio Costa disse...

Gostaria muito do projeto e lista de materiais desse forno, se possível os detalhes...
se puder entrar em contato,

acacio147@gmail.com

Desde já agradeço sua atenção

Acácio

Adhair Ricci Junior disse...

Prezado Sr. Narciso

Estou pesquisando para fazer um forno para queimar nossas cerâmicas (minha e da minha esposa). Será que você poderia nos fornecer (se ainda tiver) o projeto do forno mencionado nesta postagem (principalmente dimensões e materiais utilizados)? Um outro e-mail para correspondência: adhair.ricci@yahoo.com

Estou localizado em Piracicaba, SP.

Grato pela atenção.

ALEXANDRE WAGNER MALOSTI disse...

Boa noite...
Por favor gostaria muito do detalhamento da construção do forno... estou para iniciar a construção de um ... gostei muito do que escreveu e dos resultados obtidos.
Caso seja possível favor enviar o email alexandremalosti@hotmail.com
Abraço e obrigado

Marcia D'Amico disse...

Narciso boa tarde, gostaria de reformar meu forno para alta temperatura. Pode me ajudar? Quanto custa seu projeto? Responder para marciadamico650@gmail.com. obrigada marcia