segunda-feira, 18 de junho de 2012

AULAS DE CERÂMICA/PARQUE DA CIÊNCIA/PINHAIS

O PARQUE DA CIÊNCIA, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, é um espaço sem comparações. Gigante, plano, cheio de edificações,um espaço a ser ocupado. O Museu de Ciência, o Planetário, a Escola de Cinema, o Curso de Agroecologia (com alunos que vêm da área rural e permanecem em intervalos de quinze dias, depois retornando à sua terra de origem onde implantam o que aprendem, fantástico, principalmente em se tratando de AGROECOLOGIA), todos estes setores alí funcionam e ocupam uma parte mínima desse espaço. O restante está à espera de uso, muito embora, já tenha sido muito movimentado, no passado. Uma dessas áreas está sendo ocupada pelo curso de cerâmica.
O Museu de Ciência é bem interessante e começamos a reproduzir "trilobitas"em cerâmica. Simples: tira-se o molde em gesso, aperta-se a massa cerâmica contra o molde, depois acabamento. Após a queima uma demão de engobe de argila colorida, escreve-se o nome o nome do animal, ou qualquer outra coisa, pois o engobe sai e aparece a coloração da massa cerâmica queimada, e está pronto o souvenir para ser repassado aos alunos da escola pública e privada que diariamente vêm visitar o museu. Este engobe, se for queimado novamente aparecerá definitivo incorporado à peça, mas pode-se passar com cola branca e depois impermeabilizar, para quem não possua forno para queima mais alta. No nosso caso dispomos de formo artesanal até 800 graus centígrados, à lenha.
Quando um aluno já tem conhecimento anterior de trabalhos manuais, artesanato, e é apresentado à cerâmica, no primeiro momento tem a adaptação, mas, em seguida, todo o conhecimento anterior e prática é incorporado e o resultado é muito bonito. Vejam, por exemplo, o engobe no desenho da placa e o entalhe dos pinheiros. A Silvana desenha e vende quadros, adaptou e passado este primeiro momento em que está transferindo para a cerâmica o seu conhecimento em pintura, firmará definitivamente o que deseja fazer em cerâmica. Mas o traço é firme, definido, o enquadramento perfeito, com a noção exata de ocupação dos espaços.
Vejam a panela com engobe verde por fora, construída a partir de uma pelota de massa. Sempre presto muita atenção à alça das panelas, precisam ser práticas fáceis de serem manejadas com a panela quente.

Nenhum comentário: