terça-feira, 24 de setembro de 2013

Descansando a Massa

Estou dando um pequeno tempo em meu trabalho cerâmico, observando de fora, olhando onde posso melhorar, como posso dar mais um passo adiante. Meu trabalho é praticamente solitário. Pesquiso sozinho. Não que eu goste exatamente de atuar dessa forma, mas é que as condições são essas. Penso que a cerâmica é uma parte da minha vida, porém, olho ao meu redor e vejo o mundo, seu tamanho, sua forma, como o Ser Humano atua, como vai apropriando-se do Meio Ambiente, irresponsavelmente, sem pensar nas gerações que virão, sem pensar que a reposição de espécies vegetais e animais extintas não pode ser feita. Não somos os únicos habitantes do planeta. Vejo, também, que o Universo não pode ser uma balela, sem sentido ( "a vida é uma anedota, contada por um idiota, etc..."), que nós, Seres humanos, usamos apenas 6% do nosso cérebro,  que todo o Universo visível é apenas 6% do todo. Então, que conclusão? A Evolução está acontecendo, longe, longe, do seu objetivo. Se para chegar-se a outros sistemas planetários precisamos de milhares de anos, milhões de anos, praquê o resto do Universo? Claro, deve existir outra forma de comunicação, mais rápida do que a nossas rasteirinhas Leis da Física, orgulho da Raça.
Ao mesmo tempo, a primavera chegada, não silenciosa, deve ser olhada, pensada ( repito o Hamada = "cada ano, quando vejo as cerejeiras em flor, sinto que elas penetram cada vez mais dentro de mim..."), sentida e transformada naquilo que pensamos. Aí meu trabalho quer chegar, preciso expressar tudo isso, quero, também, participar da Preservação Ambiental do planeta, de uma forma mais direta,  esperta. Acredito que as atitudes individuais, porém concretas, tem mais força do que campanhas de milhões.
Enquanto isso, estou olhando, olhando para alguns pacotes contendo magnetitas em malha 80, pegmatito, malaquita, para misturar nas massas que me esperam e continuar meu trabalho, já , já, já.......
Abraço!

Um comentário:

Helena Erthal disse...

Oi Narciso,
que jeito lindo de voltar às mensagens do blog. Me identifico muito com suas palavras, creio que tudo isso tem a ver com a maturidade, que traz a tona os nossos valores essencias. Com o tempo passamos a valorizar e vivenciar a natureza de forma diferente e sublime.
um forte abraço