segunda-feira, 24 de junho de 2013

SEMANA DO CERAMISTA/JOINVILLE-SC



Fui homenageado em Joinville, SC, como Ceramista do Ano, na Semana do Ceramista, com direito à exposição, etc, no final do mes de maio.
Na foto o staff da Secretaria de Cultura de Joinville, responsável pelo evento, mais a Ilka Barcellos e a Rosane Bortolin, nossas conhecidíssimas ceramistas de Floripa, que também eram palestrantes do Evento.
Pude conhecer o trabalho da Ilka mais de perto e é muito interessante  ver como ela intrincou a cerâmica com a biologia, fazendo uma parceria visceral e com resultados belíssimos, motivo pelo qual ela está sendo reconhecida em toda parte.
Fiquei muito feliz em mostrar o trabalho que venho executando de forma solitária no meu ateliê. Estava pesquisando raku, as implicações dos opacificantes no vidrado de cobre, vidrados e massas com inserção de rochas existentes no Estado do Paraná, como a magnetita, malaquita, xisto, filitos, arenitos, quartzitos, etc., mais os vidrados clássicos : sangue de boi, celadon, tenmoku, estes últimos, devido à nossa tradição zero de cerâmica clássica, é uma pesquisa que precisa um longo percurso, com resultados próprios, claro. Todavia, alguns resultados sempre aparecem, mesmo porque as formulações estão disponíveis na literatura e internet. Demanda infraestrutura que permita fazer reduções em alta temperatura, o que é possível com pequenos fornos à gás, como é o meu caso.
Nesta exposição mostrei a amplitude de trabalho que executo: terracota, com modelado da figura humana, raku, copper mate, vidrados clássicos, massas com rochas, vidrados com rochas, vidrados de argila com redução, vidrados clássicos com redução, vidrados de argilas, cinzas, principalmente.


O evento transcorreu impecável, meninas competentes e trabalhadoras. Obrigado!






Nenhum comentário: