segunda-feira, 24 de junho de 2013

PESQUISA - RAKU com opacificantes

Sempre o céu como um teto incendido...
Primeiro plano sempre o Araucária angustifolia, nosso Pinheiro Paraná, do qual resta menos de 3% de sua quantidade quando aqui aportaram os portugueses. Mas a devastação não começou com o nosso Pinheiro, primeiro foi a zona litorânea, depois, 1885, com a construção da ferrovia Curitiba/Paranaguá, ficou fácil levar do primeiro planalto o pinheiro. Então chegou o americano Farquar que construiu a RVPSC, ferrovia cortando do Paraná ao Rio Grande do Sul, rasgando Santa Catarina, no começo do século passado. De lá prá cá sobrou a insignificante porcentagem acima, e olhe que estou sendo otimista....




Estas fotos não tem photoshop é o nascer de sol do outono que controlo todo dia.


Fiz uma pesquisa com vidrados de cobre e os opacificantes, Zirconio, Zinco, Estanto e Titânio. Independentemente cada um e depois misturando-os com dois, três opacificantes e, por fim os quatro.
O resultado foi uma mistura de cores como aconteceu com o vidrado acima, uma profusão de cores, parecendo um copper mate, mas não é, tem vidrado brilhante, não é mate. Foi uma brincadeira interessante  e o resultado mais ainda. Apareceram muitas cores, o rosa quase bordô, verde, azul, cobreado, amarelo, mais outros tons, realmente interessante.






Nenhum comentário: