terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

ENQUANTO ISSO...







Dei um tempo nas minhas atividades normais para olhar ao meu redor. Quando começo a trabalhar demais, dou uma parada para regular as funções. Gosto de fazer um monte de coisas. É

impossível não se deixar conduzir por um simples pensamento de coordenadas cosmológicas, assim começo. A sequencia=coordenadas geográficas, planeta Terra, Sistema Solar, espiral da Via Láctea, conjunto de Galáxias e indo até onde a velocidade da luz limita o nosso Universo é suficiente! Estou confinado humildemente ao espaço físico do meu corpo e do meu ambiente. Já não dá mais para deixar a vida rolar sem uma releitura, sem nova avaliação, esse é o gancho que pego para guiar minha trajetória.
Tirar fotografias, olhar a Natureza, observar o que está acontecendo ao meu

redor, ler trabalhar com a terra... Deste modo aprendo muito e entro numa sintonia que me preenche positivamente. Estive atento ao movimento de um casal de João de Barro com seu filhote. Fiquei impressionado

com a qualidade do tratamento que estavam dispensando ao filho. Calmamente, os três caminhavam olhando atenciosamente ao derredor, sem preocupações, sem

pressões. Ao depararem-se com alguma guloseima, imediatamente os pais passavam-na para o filhote que, sem demonstrar sinais de impaciência, abocanhava o petisco. Assim passearam até levantarem vôo. Pensei que era um exemplo a ser seguido pelos seres humanos: formar famílias tranquilas, respeitosas, criar o filho sem encher o saco nem deixá-lo feito um panaca assistindo televisão e consumindo essas porcarias de supermercado, açucaradas e cheias de aditivos de sabor, para enganar o paladar,mas dando muita atenção e carinho. Depois observei um salto de mais de meio metro de um grilo, de uma folha até outra. Cálculo e execução perfeita do movimento, para pesquisar o novo ambiente com aquele prazer que bem conhecemos ao depararmo-nos com uma paisagem agradável. Também deixou-me enternecido a atuação de uma coleirinha que segurou pelo bico, quase na ponta, uma alta gramínea que curvou com o peso e pousou na haste mais baixa da mesma planta, para, então, começar a comer as sementinhas. Que cena,! Como tudo é organizado, simples, objetivo, perfeito! Será que o grilo e a coleirinha estudaram física e matemática? Não, elas vivem a física e a matemática, os calculos são feitos intuitivamente, seus movimentos são regidos pelas leis naturais, eles não precisam pensar, deixam-se levar. A coleirinha é a própria física e matemática, por isso é tão harmônica.
Estava algum tempo sem fotografar, sem o prazer de fotografar, e saquei algumas fotos ao meu redor, sem precisar sair de casa. Aqui está cheio de motivos, de belezas para serem flagradas, basta olhar. Os dias nunca são iguais = luz, cor, vida, aleluia.
Ler durante o dia é fantástico. Sem lembrar que se está no meio do expediente que é preciso cumprir alguma tarefa. Quantas empulhações que nos impingiram e que impedem o fluir livremente nossa vida...quase que só quem se livra dos grilhões financeiros é que se torna dono de seu tempo, mas existe o quase.
Na foto em que aparecem duas construções, a da direita é o meu ateliê e a da esquerda é o Terra Brasil Café, espaço que construí, junto com minha companheira, e que está começando a funcionar. Vejam no face book = terrabrasilcafé=. Alí estarei vendendo minha cerâmica e Beatriz dedicando-se à culinária, que é sua paixão.

Nenhum comentário: