A Acácia, Acácia Azevedo, de Sampa, acaciaazevedo.blogspot.com, bolou um documento e está sendo enviado para a Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, que estou colando para quem quiser também enviar para aumentar cada vez mais o número de pessoas que estão unidas neste movimento. O email deve ser enviado para = cosem@seec.pr.gov.br= aos cuidados da Sr. Cristine V. Baptista.
Ilma. Sra.
Cristine Vianna Baptista
DD Coordenadora do Sistema Estadual de Museus da SEEC do Governo do Estado do Paraná
Estamos tristes e apreensivos com a ameaça que paira sobre o Congresso e o Salão Paranaense de Cerâmica.
Iniciativas tão importantes que se destacam entre as políticas públicas de Cultura em nosso País, pois são modelos e referência pela correta aplicação do dinheiro público, um tanto raro em nossos dias.
A iniciativa, além de proporcionar intercâmbio de conhecimento e troca de experiências com profissionais de outras regiões do país e até do exterior, contribui positivamente para os avanços técnicos e artísticos de nosso povo. Além do que, o Salão Nacional de Cerâmica de Curitiba, é a única mostra existente dedicada à CERÂMICA BRASILEIRA, além de manter a verdadeira e sadia preocupação com a preservação de um espaço dedicado exclusivamente a essa modalidade de arte, ou seja, a CERÂMICA TRADICIONAL BRASILEIRA.
Realçamos e reiteramos a importância da manutenção e continuidade da organização e custeio público desses eventos. Como tem acontecido em nosso País, delegar esta realização à iniciativa privada, nem sempre preocupada com o bem comum e a cultura, certamente colocará em risco OS BENS INTANGÍVEIS DA CULTURA E MEMÓRIA NACIONAL.
O Congresso e o Salão Paranaense ampliam a valoração das tradições, criam espaços para a diversidade de linguagens, identidade e criatividade de seu povo, incentivam o turismo e, consequentemente, aumentam o crescimento econômico do Estado e do País, contribuindo para o desenvolvimento integrado da Sociedade.
Agradeço e espero, como tantos artistas, amigos e simpatizantes dessa causa importantíssima para a Arte e a Cultura do nosso povo, contar com o apoio do Secretário da Cultura do Paraná, Sr. Paulino Viapiana, e da Sra. Cristine Vianna Baptista, Coordenadora do Sistema Estadual de Museus da SEEC do Governo do Estado do Paraná, para que considerem o pedido de MANUTENÃO E PRESERVAÇÃO DESTE EVENTO ATRAVÉS DO PODER PÚBLICO.
Atenciosamente,
Nome completo/Full name
Cidade/City
Estado/ Country
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
SALAO E CONGRESSSO NAC. DE CERÂMICA, 1a.MOBILIZAÇÃO
Está quase no final a elaboração do documento a ser encaminhado ao Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria Estadual de Cultura, como resultado da reunião que aconteceu entre os ceramistas de Curitiba. Este documento será repassado a todos os ceramistas que estiverem conectados ao movimento que se formou deste o início deste ano. Todavia, acho que atitudes laterais podem ser tomadas e devem, para ampliar e mostrar a diversidade do movimento, com várias frentes de ações.
Recebi um comunicado sugerindo que se passassem emails para o endereço abaixo:
cosem@seec.pr.gov.br, aos cuidados da Sra. Cristine Vianna Baptista, DD. Coordenadora do Sistema Estadual de Museus da SEEC do Governo do Estado do Paraná.
Este email deve ser reforçado a opinião individual sobre a necessidade da continuação do Salão Nacional de Cerâmica e do Congresso Nacional de Cerâmica.
Vamos lá, gente, depois do Carnaval a Tempestade!
terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
ENQUANTO ISSO...
Dei um tempo nas minhas atividades normais para olhar ao meu redor. Quando começo a trabalhar demais, dou uma parada para regular as funções. Gosto de fazer um monte de coisas. É
impossível não se deixar conduzir por um simples pensamento de coordenadas cosmológicas, assim começo. A sequencia=coordenadas geográficas, planeta Terra, Sistema Solar, espiral da Via Láctea, conjunto de Galáxias e indo até onde a velocidade da luz limita o nosso Universo é suficiente! Estou confinado humildemente ao espaço físico do meu corpo e do meu ambiente. Já não dá mais para deixar a vida rolar sem uma releitura, sem nova avaliação, esse é o gancho que pego para guiar minha trajetória.
Tirar fotografias, olhar a Natureza, observar o que está acontecendo ao meu
redor, ler trabalhar com a terra... Deste modo aprendo muito e entro numa sintonia que me preenche positivamente. Estive atento ao movimento de um casal de João de Barro com seu filhote. Fiquei impressionado
com a qualidade do tratamento que estavam dispensando ao filho. Calmamente, os três caminhavam olhando atenciosamente ao derredor, sem preocupações, sem
pressões. Ao depararem-se com alguma guloseima, imediatamente os pais passavam-na para o filhote que, sem demonstrar sinais de impaciência, abocanhava o petisco. Assim passearam até levantarem vôo. Pensei que era um exemplo a ser seguido pelos seres humanos: formar famílias tranquilas, respeitosas, criar o filho sem encher o saco nem deixá-lo feito um panaca assistindo televisão e consumindo essas porcarias de supermercado, açucaradas e cheias de aditivos de sabor, para enganar o paladar,mas dando muita atenção e carinho. Depois observei um salto de mais de meio metro de um grilo, de uma folha até outra. Cálculo e execução perfeita do movimento, para pesquisar o novo ambiente com aquele prazer que bem conhecemos ao depararmo-nos com uma paisagem agradável. Também deixou-me enternecido a atuação de uma coleirinha que segurou pelo bico, quase na ponta, uma alta gramínea que curvou com o peso e pousou na haste mais baixa da mesma planta, para, então, começar a comer as sementinhas. Que cena,! Como tudo é organizado, simples, objetivo, perfeito! Será que o grilo e a coleirinha estudaram física e matemática? Não, elas vivem a física e a matemática, os calculos são feitos intuitivamente, seus movimentos são regidos pelas leis naturais, eles não precisam pensar, deixam-se levar. A coleirinha é a própria física e matemática, por isso é tão harmônica.
Estava algum tempo sem fotografar, sem o prazer de fotografar, e saquei algumas fotos ao meu redor, sem precisar sair de casa. Aqui está cheio de motivos, de belezas para serem flagradas, basta olhar. Os dias nunca são iguais = luz, cor, vida, aleluia.
Ler durante o dia é fantástico. Sem lembrar que se está no meio do expediente que é preciso cumprir alguma tarefa. Quantas empulhações que nos impingiram e que impedem o fluir livremente nossa vida...quase que só quem se livra dos grilhões financeiros é que se torna dono de seu tempo, mas existe o quase.
Na foto em que aparecem duas construções, a da direita é o meu ateliê e a da esquerda é o Terra Brasil Café, espaço que construí, junto com minha companheira, e que está começando a funcionar. Vejam no face book = terrabrasilcafé=. Alí estarei vendendo minha cerâmica e Beatriz dedicando-se à culinária, que é sua paixão.
sábado, 18 de fevereiro de 2012
SALÃO E CONGRESSO DE CERÂMICA/CURITIBA/2012
Nesta quarta feira aconteceu um encontro com muitos ceramistas de Curitiba no Memorial da Cidade. O objetivo foi encontrar um caminho de mobilização para fazermos chegar ao poder público o nosso clamor. O Congresso Nacional de Cerâmica e o Salão Nacional de Cerâmica devem continuar. Não se pode parar um acontecimento desta natureza, importantíssimo no Brasil para a classe dos ceramistas. Todos foram unânimes: abolir um evento de tradição porque o Estado não possui dinheiro é inaceitável. O modelo que se quer estabelecer de passar para a iniciativa privada a realização do evento é uma forma de lavar as mãos e deixar todos a ver navios. O que o Estado não sabe e aqueles que estão nos cargos responsáveis também não sabem é a importância que estes eventos tem para a classe ceramista. Eles não compreenderam o alcance deste movimento e isso terá que ser esclarecido.
Foi nomeada uma comissão representativa que está elaborando um documento que será repassada para todos os participantes da reunião para sugestões e depois formatar este documento. Quando ele estiver pronto, será repassado para todos os ceramistas interessados, do Brasil e Exterior, para, num movimento uníssono, caminharmos rumo à reivindicação que se faz necessária.
Portanto, fiquem alertas e sintonizados, posterei no blog o documento e tudo o que estiver acontecendo para, em tempo hábil, marcarmos nossa presença reivindicatória.
Foi nomeada uma comissão representativa que está elaborando um documento que será repassada para todos os participantes da reunião para sugestões e depois formatar este documento. Quando ele estiver pronto, será repassado para todos os ceramistas interessados, do Brasil e Exterior, para, num movimento uníssono, caminharmos rumo à reivindicação que se faz necessária.
Portanto, fiquem alertas e sintonizados, posterei no blog o documento e tudo o que estiver acontecendo para, em tempo hábil, marcarmos nossa presença reivindicatória.
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
SALÃO E CONGRESSO DE CERÂMICA/CURITIBA/2012
ESTÁ SENDO DIVULGADO UM EMAIL PASSADO POR MARILIA DIAS, RISOLETE BENDLIN, SORAYA SAVARIS E TANIA BLONFELD NO QUAL CONVIDAM-SE OS CERAMISTAS A PARTICIPAREM DA REUNIÃO COM OS REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO ESTADUAL ( DO PARANÁ) ORGANIZADORES DO CONGRESSO NACIONAL E DO SALÃO NACIONAL DE CERÂMICA . A PROPOSTA É DISCUTIR O MODELO DO EVENTO AINDA PARA O CORRENTE ANO. ESTA REUNIÃO SERÁ NO DIA 15 DE FEVEREIRO, NO MEMORIAL DE CURITIBA, RUA CLAUDINO DOS SANTOS, S/N, NO LARGO DA ORDEM.
É necessário pensar uma forma de tornar acessível este encontro aos demais ceramistas brasileiros que estão ligados neste evento de Curitiba e que gostariam muito de participar de alguma forma deste debate.
Curitiba necessita deste Congresso e do Salão de cerâmica. É uma tradição que estava transformando Curitiba num centro Nacional dos acontecimentos cerâmicos, principalmente o Salão Nacional, o único desta natureza no Brasil.
É necessário pensar uma forma de tornar acessível este encontro aos demais ceramistas brasileiros que estão ligados neste evento de Curitiba e que gostariam muito de participar de alguma forma deste debate.
Curitiba necessita deste Congresso e do Salão de cerâmica. É uma tradição que estava transformando Curitiba num centro Nacional dos acontecimentos cerâmicos, principalmente o Salão Nacional, o único desta natureza no Brasil.
Assinar:
Postagens (Atom)