sábado, 6 de agosto de 2011

ESTUDO PREPARAÇÃO DE MASSAS CERÂMICAS

Estou reunindo pessoas para promover um curso/estudo de produção de massas de alta temperatura. Na região Metropolitana de Curitiba existe muita matéria prima cerâmica. Campo Largo é a cidade da porcelana, mas existem muitas cerâmicas artesanais de faiança e também de cerâmica vermelha. A cidade criou tradição. A influencia das grandes indústrias foram treinando pessoas que foram abrindo suas cerâmicas. A Porcelana Schmidt, Steatita, Bordignon, Polovi, Germer, são conhecidas pelos seus produtos e qualidade.A Incepa, indústria de azulejos, uma das maiores da América do Sul, está instalada em Campo Largo. Tijucas do Sul é um polo produtor de matéria prima cerâmica. Araucária, Rio Branco do Sul, Ponta Grossa (esta fora da Região Metropolitana, mas próximo), também vendem matérias primas.
Por que, então, os ceramistas curitibanos não produzem suas próprias massas. Aqui em Curitiba não temos esta tradição. Não conheço ninguém que produza suas massas aqui em Curitiba (acreditem, eu sou excessão!). NO entanto, eu acho isso muito fácil. Em Cunha todos produzem suas massas. Há 20 anos que eu produzo minhas próprias massas. Basta saber onde encontrar as matérias primas, compor uma massa e testar. Depois partir pro abraço. Toda vez que vou numa pequena cerâmica, ou média, sempre faço a seguinte pergunta (isso para ilustração estatística) : como vocês chegaram nessa massa? A resposta é sempre a mesma. Pesquisamos e fomos nos adequando ao que tínhamos.
Então, fiz a seguinte convocação:

PROGRAMA DE ESTUDOS E PRÁTICA DE CERÂMICA AVANÇADA


I) – O QUE É:

Este programa pretende, através de estudo direcionado, conduzir ao aprendizado no preparo de massas e vidrados artísticos, artesanais, não tóxicos. O estudo divide-se em duas partes. Neste ano de 2011, de agosto a final de novembro, início de dezembro, a primeira parte: confecção de massas e queima. No próximo ano, massas especiais (inserção de materiais e porcelana) e vidrados. Ou seja, o condutor do estudo apresenta o material teórico e prático que passa a ser estudado e, em seguida, testado. O estudo é livre, pode ser redirecionado, conforme consenso. Todavia, é essencialmente prático, a cada encontro, sempre haverá composições de massas e preparo.

II) – O QUE PRETENDE:

Dentro de um prazo aceitável, dar condições aos participantes de entenderem como se compõe uma massa, um vidrado, onde comprar e ter as noções básicas de química e físicas envolvidas no processo cerâmico que permita seguir um caminho individual de pesquisa.. Também serão visitadas as mineradoras onde os materiais são comprados: argilas, várias, feldspatos, caulim, sílica, talco, chamote.

III) - QUAL É O PROGRAMA:

A) – PROGRAMA BÁSICO - AGOSTO A DEZEMBRO:

1) – MASSA – grês e raku (massas que resistem ao choque térmico).
2) - QUEIMA – de alta = à gás. Podendo, se for consenso, construir um forno anagana. Baixa = raku , fogo em forno de baixa temperatura e fogo direto no chão. Queima à gás e de chão, fogo direto, na chácara em Quatro Barras.
B) - PROGRAMA ESPECIAL-PARA PRÓXIMO ANO:

1) – MASSAS DIFERENCIADAS – porcelana e com inserção de materiais
2) - VIDRADOS – sangue de boi, celadon, vidrados de rochas, cinzas.

IV) – QUEM VAI CONDUZIR O PROGRAMA:

O programa de estudo e prática será conduzido pelo ceramista e Engenheiro Químico Gilberto P. Narciso.





V) – AULAS SEMANAIS:

A proposta é de uma aula semanal com duração de 3 a 4 horas.

VI) – CUSTO:

O custo individual é de $ 135,00 mensais, quatro meses, com direito a preparar 40 kgs de massa com argila, feldspato, talco, chamote, sílica, caulim, que serão apresentados no curso. Serão, também, distribuídos Xerox com as partes Teóricas dos assuntos desenvolvidos, com as citações bibliográficas e fornecedores de matérias primas.





CURITIBA, JULHO/2011

Gilberto P. Narciso.

5 comentários:

Rodrigo Kaminski disse...

Olá Gilberto

Esse curso vai ser em quatro barras?
Acho legal faze-lo.
Quando irá começar?

Anônimo disse...

oi gilberto, gostei de ler sobre seu trabalho, mas estou interessada em produzir peças de ceramica, vc ministra este tipo de curso?
bom, se sim, gostaria de saber mais.
meu e-mail é ana_dalbello@hotmail.com

. disse...

Rodrigo! O curso vai começar dia 3 de setembro, quinzenalmente, aqui no meu ateliê.
Gilberto.

Ana! De que cidade você é ? Entre em contacto com o meu email gpnarciso@hotmail.com
Gilberto.

denise romanetto disse...

Mestre, ao mostrar aos amigos o seu trabalho, me deparei com estes gentis comentários a respeito do curso que poeticamente ministra no Cacatu, agradecemos pelo empenho em nos repassar sua vasta experiência na arte cerâmica!
Denise Romanetto

denise romanetto disse...

Mestre, ao mostrar aos amigos o seu trabalho, me deparei com estes gentis comentários a respeito do curso que poeticamente ministra no Cacatu, agradecemos pelo empenho em nos repassar sua vasta experiência na arte cerâmica!
Denise Romanetto