quinta-feira, 3 de junho de 2010

Tibagi





Terminei mais um curso em Tibagi, segunda etapa. Foi uma surpresa, duas pessoas foram selecionadas para o Salão Nacional de Cerâmica, de julho deste ano, em Cerâmica Popular. Nem todos que mandaram suas peças foram selecionados. O importante é que dois entraram.
Foi uma surpresa, uma alegria generalizada pela vitória destas pessoas. E não é só isso. Pessoas com pouco treinamento, vejam que o curso é curtíssimo, mas com enorme vontade, seguem adiante em busca de seu futuro. Não ficam paradas! Estas mesmas pessoas de Tibagi vão participar do Congresso Nacional de Cerâmica, em Curitiba. Vejam, depois de aprender a modelar, quase todos estão indo para o Congresso Nacional e fazer oficinas com pessoas de renome nacional. Por exemplo, um garoto muito novo, 18 anos, que está começando a fazer cerâmica popular vai fazer um curso de modelado com um filho do mestre Vitalino de Caruaru. Esta é uma experiência marcante na vida de uma pessoa. Outra que está modelando muito bem vasos de grande tamanho com um estilo lindo, prá lá de popular vai fazer um curso com uma argentina que alem de designer vai ensinar várias técnicas para modelado de pias, etc. Tem outras oficinas e 10 pessoas irão a Curitiba participar delas. É uma vitória, uma conquista dos novos ceramistas. Assim um curso encontra resposta, vale a pena.
Isto determina a sequencia que sugere este aprendizado. Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, cujo desenvolvimento cerâmico começou há poucos anos, está em peso no Salão de Cerâmica, o único evento Nacional desta natureza. Muitos foram selecionados. É o caminho que Tibagi está tomando
Ainda estou batalhando para conseguir implantar, em alguma comunidade, um centro de cerâmica, com acompanhamento por um ano ou dois. Ainda complementaria com outros cursos de aperfeiçoamento, para que todos vejam novos pontos de vista. Por exemplo, um Designer , especialista em Corda Seca, Torno, Vidrados de Cinza, etc.
Vejam a foto das peças queimadas no forno construído na primeira etapa do curso. Queima excelente, o forno, igual aos demais, funcionou melhor do que todos os 30 que já construí.
Mais uma vez fui demorar-me olhando as peças arqueológicas indígenas, pelas quais estou cada vez mais atraído, levando-me para o mundo da arqueologia cerâmica sul americana. Neste sentido estou mergulhado no livro de André Prous = Arqueologia do Brasil.
Ainda fui olhar as garças no final do dia, num belíssimo por do sol.

Nenhum comentário: