sábado, 12 de junho de 2010

CACATU - Antonina







Desci a Serra do Mar, pela Estrada da Graciosa e fui até o Bairro de Cacatu, no município de Antonina. Fica no pé da Serra do Mar. Ao fundo todo o maciço, com os pontos mais altos do Sul do rasil. Pico Paraná, Ferraria, Siririca, Itapiroca, Ibitiriti, etc.
Esta localidade, o Cacatu, ficou famosa por ser escolhida por japoneses para começarem uma colônia. Vejam na foto o Memorial da Imigração Japonesa, com a anfitriã Márcia Ito. Todos os anos descendentes dos imigrantes encontram-se neste local para uma confraternização.
Os japoneses sempre com a sua maneira própria de se expressar, tendo como é bem conhecido, um jeito peculiar de tratar com a Natureza e conseguem, sempre, uma parceria, com Ela, cujos resultados surpreendem. Na chácará espantei-me algumas moitas daquele bambu de diâmetro considerável (25 a 30 cm), como mostra a foto, chamado Bambu Balde.
Quem tem amor pela Natureza acaba tendo um retorno pelo contacto de pessoas que tem o mesmo sentimento. Assim, as trocas de plantas, sementes sempre acontecem e o patrimônio genético de cada um vai ampliando, para salvaguardar a invasão transgênica e devastadora que está apertando e consumindo nossa Biodiversidade.
Como esta localidade está situada nos pés da Serra do Mar, que é constituída de granito, achar uma argila sempre é fácil.Pesquisamos algumas para compor uma massa e ao longo dos 4 dias desta primeira etapa do curso sempre fomos procurando outras para encontrar a massa que seja melhor. Isto é um desafio que ao final do curso sempre é vencido, apesar das dificuldades.
Foi um curso tranquilo, com as pessoas muito interessadas, o que flui naturalmente, dando resultados. Neste lugar as pessoas cooperam e querem aprender. Quem ganha com somos todos nós. Pena que este curso do Senar seja tão rápido, pois sabemos que para poder chegar a um nível melhor o aprendizado deve ser ampliado. Todavia, para aqueles que querem aprender, já, nesta primeira etapa, os resultados são concretos.

Nenhum comentário: