segunda-feira, 2 de março de 2009

Construção de Forno Catenário

VIVÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE FORNO CATENÁRIO



Estou convocando todos os interessados em aprender a construir um FORNO CATENÁRIO, à lenha, para queima de cerâmica a 1250 graus centígrados.
Este forno sera usado para vidrados a SAL.


O QUE É:

Forno catenario tem esse nome devido ao formato da abóboda. Vem de cadena, catena, catenario, corrente. Se pegarmos uma corrente de metal e a segurarmos nas duas pontas, a curva formada pelo peso próprio do material chama-se curva catenaria. Se desenharmos esta curva, por exemplo, numa chapa de compensado e rebatermos a curva inferior e girando-a como parte superior, teremos a curvatura da abóboda do forno, curva do forno catenário. Depois disso é construir a zimbra (estrutura que segura a montagem da abóboda para que os tijolos não caiam) e usar como apoio.
Pretendo construir um forno deste formato aqui no meu espaço cerâmico. O volume interno do forno, útil, sera de, aproximadamente, 90 cm x 90 cm x 90 cm.
Será um forno de tiragem invertida. Tiragem invertida é quando a chaminé começa da altura do chão do forno. O calor do fogo sobe e para sair terá que ser pela parte inferior do forno,. A chaminé sera de aproximadamente 4 vezes a altura do forno. A construção usará tijolos refratários de alta densidade. O forno terá duas entradas para lenha, laterais.


ONDE:

O forno Catenário sera construído no Ateliê de Cerâmica de Giberto Narciso, no Sítio Porangaba, na Estrada da Graciosa de Quatro Barras – PR, Região Metropolitana de Curitiba. Quem quiser participar e não souber como chegar, é só confirmar a participação e solicitar mapa. Aqui tem Hotel, próximo, SOL INN, novo, com preço especial. Para chegar até a chácara, será resolvido de acordo com cada caso.


QUANTO TEMPO DEMORA:

Está prevista a construção em no máximo 4 dias, pois pretendemos construir tudo, desde a zimbra, preparo da massa de rejunte, e assentamento de todos os tijolos, mais ainda a camada isolante após o tijolo refratário.







QUEM VAI CONSTRUIR:

Todos os participantes da Vivência podem colocar a mão na massa é é essencial que isso aconteça, pois com uma equipe funcionando tudo fluirá melhor, talvez em menor prazo.
A construção sera comandada pelo Ceramista Português Joaquim José Parreira Pimentão. É especialista em vitrificação a sal e construção de forno catenario. Sobre o Joaquim, seu trabalho cerâmico, estaremos mostrando nos dias da construção, inclusive apresentando-o para a comunidade cerâmica participante. Joaquim chegou recentemente no Brasil e está começando a trabalhar aqui no Paraná.


QUANTO CUSTA:

Para os 4 dias de Vivência, podendo ser fotografado, filmado, etc, o custo será de R$ 180,00 por pessoa. Neste valor estão incluídas as 4 (quatro) refeições, café da tarde, garrafa térmica com chá e café permanentemente, com bolachás, pão, etc.
O preço do pacote é o mesmo para qualquer número de dias que a pessoa queira participar. Número máximo de pessoas = 15.


O QUE MAIS TEM:

O ateliê ficará à disposição de todos os participantes com toda a sua infraestrutura para confeccionar algum trabalho. Para isso cada participante terá direito a 5 kgs de massa para alta temperatura que deverá ser confeccionada por ele próprio, com os equipamentes, materiais existentes e assessoria minha, caso não saiba como compor uma massa de alta temperatura.
O que for produzido poderá ficar no ateliê ou ser levado embora. Pretendemos, posteriormente, fazer nova vivencia, de um dia, para a queima de VIDRADO DE SAL, onde o participante poderá queimar a própria peça.
O ateliê fica numa chácara com espaço verde, riozinho, que pode ser aproveitado.


QUANDO:

A Vivência está programada para os dias 17, 18, 19 e 20 de marco, terça, quarta, quinta e sexta-feira, com início às 9 horas da manhã e término às 17 horas, de cada dia.








COMO CONFIRMAR A PRESENÇA

Para confirmar a participação, entrar em contacto com e-mail gpnarciso@hotmail.com, o quanto antes possível, para garantir a estratégia sem falhas principalmente no número de participantes.


PAGAMENTO:

Após a confirmação entrarei em contacto com o interessado para efetivação dos detalhes.


Um abraço para todos e quero completar dizendo que a construção do forno será feita independente do número de pessoas..

Nenhum comentário: