domingo, 27 de abril de 2008

NARCISO FALA DE SEU TRABALHO - RAKU


Um ceramista pode escolher entre uma gama enorme de linhas de trabalho. Tem várias a que me dedico. Tenho gostado, ultimamente, de trabalhar com RAKU. Preparo uma massa com aproximadamente 60% de argila plástica da região. A que uso vem do rio Miringuava,afluente do Rio Iguaçu, retirado por empresas que atuam dentro das normas do Instituto Ambiental, na cidade de São José dos Pinhais-PR. Comprei um caminhão desta argila, aproximadamente 15 toneladas, e despejei no meu terreno ao lado do meu ateliê. Possuo matéria prima para muitos anos, já que a minha produção é artesanal. Adiciono aproximadamente 15% de argila anti-plástica que coleto nas cercanias, sempre de colorações diferentes, apenas prefiro aquelas de fina granulometria. Dá para sentir a fina granulometria apertando e esfregando um pouco da amostra entre o polegar e o indicador. O tato analisa e avisa sobre a granulometria. Um corte com pá no barranco também exibe a granulometria. Se brilhar os grãos são finos, já pode ser usado sem peneirar. Uso 15% de talco industrial e , também, 10% a 15% de chamote fino. No seu livro, Bernard Leach diz que também usava na massa de peças que serão usadas para Raku uma argila vermelha da própria região onde morava.
Preparo uns 200 kgs de massa de cada vez. A argila plástica eu quebro em pedaços de 10 a 15 cm de diâmetro, jogo num boião de plástico e deixo coberto com água por uns 10 dias, para hidratar a argila. Aproveito para misturar neste mesmo boião a argila anti-plástica. Após este prazo, jogo fora o excedente de água e passo toda a massa numa maromba (amassadeira). Neste momento é que eu misturo o talco e o chamote, secos, que ajuda a equilibrar a umidade da massa. Marombo duas vezes para homogeneizar a massa e deixo uns 3 dias descansando para melhorar sua trabalhabilidade. Dependendo do trabalho que estou a fim de executar, coloco chamote mais fino ou mais grosso, para efeito de textura.
Esta massa pode ser usada para modelado direto, esticar placas e tornear.
Depois de prontas e secadas as peças, queimo em forno de resistência elétrica a 800 oC, num ciclo de queima de 8 a 9 horas, dependendo da grossura das peças e da carga do forno.
RAKU, TEM MAIS! A queima, a redução, os vidrados, as vivências, os maçaricos, o forno....Aguarde!
A foto é um copper mate num vaso torneado.

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