quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

RESULTADO DO CURSO DE VIDRADO DE ALTA-7 e 14 de dez/18




A Oficina foi dividida em duas partes. Primeiro encontrar um vidrado base que funcionasse a 1220 oC que foi o teto máximo de temperatura definido. Esta temperatura permite que quase todos os participantes usem seus fornos, porque os de mais alta (1300 oC) são raros, poucos tem. Todavia, a oficina mostrava como ampliar a faixa de fusão do vidrado base para mais ou para menos.

 Estes vidrados, que seviram para a segunda parte da oficina, são: um transparente e outro opaco. Depois de definida a composição do vidrado base, foram adicionados matérias primas modificadoras dos vidrados e os pigmentos.
Os resultados saíram ótimos, todos funcionaram e foram os próprios participantes que formularam os novos vidrados, abrindo a possibilidade de inventar centenas de fórmulas, com chances quase total de acerto. Todas as fórmulas funcionaram.
Há que se ter, sempre, um cuidado na preparação dos vidrados
os produtos que estamos usando, como o Carbonato de Bário, por exemplo, são tóxicos. A maioria dos pós são tóxicos, até a inofensiva poeira de ateliê, que contem, principalmente sílica, mais o que vai caindo e se perdendo em fina névoa que depois condensa. É necessário que se preste a atenção e se tomem os cuidados exigidos pelas operação. Veja uma coisa simples: ceramista não engole saliva, ele cospe......pode ser meio grosseiro, mas funciona: é uma maneira de proteger-se.
Além disso, tem as águas residuárias que, em reportagem antiga, mostrei como procedo para não jogar materiais tóxicos no meio ambiente.
Além de todo o resultado, cada participante levou para casa suas amostras e ainda um folheto com toda a parte teórica e prática descrita, fora, claro, as intervenções que são muito ilustrativas, durante a oficina e o aluno aplicado anota no seu caderninho.


Gostou? Quer também vivenciar uma oficina destas? Encontre 8 pessoas, no mínimo, 12 no máximo e vamos marcar uma data. 

4 comentários:

Lina disse...

Olá Gilberto, tudo bem?
Como sugestão, acho que seria bem bacana fazer um post no facebook e postar como foi a experiência. Rede sociais tem uma abrangência maior, pois as pessoas estão constantemente conectadas e mais visto.
E esse workshop/oficina foi muito bacana para nós e os resultados foram espetaculares.
Um abs Lina

Beatriz de Gusmão disse...

Isso de vocês aí do sul ficarem divulgando esses cursos, e a gente aqui longe, sem puder viajar, só nos faz sofrer!!! Estou participando do grupo Cerâmica sem Fronteiras e eles estão divulgando esses cursos. Maravilha para quem pode fazer, mas quem está no fim do mundo, só se fosse online, mas vocês quase nunca fazem. Judiação!!!! Aproveito para desejar para vocês um Feliz Ano Novo.

Unknown disse...

O curso foi um show de aprendizado. Obrigada Narciso!

Guru Kamal Kaur disse...

Narciso querido,obrigada por compartilhar conosco seus experimentos e conhecimentos,foi maravilhoso...
Grata Kamal