sábado, 20 de junho de 2015

BATE PAPO FENAC - CURITIBA - 3 /julho-19h30m


No dia 3 de julho próximo, às 19h30m, na Cafeteria da Fnac, em Curitiba, no Shopping Barigui, estarei falando sobre o meu trabalho de cerâmica. Será uma oportunidade para conversar a respeito do que estou pesqauisando em Cerâmica. Levarei algumas peças cerâmicas para mostrar na oportunidade e deixarei, também, expostas, algumas fotos e formas planas, nesta mesma cafeteria, que ali permanecerão até o final do mês de julho.
As experiências com rochas e minérios, principalmente a malaquita, magnetita, pegmatito, granito,   tem um cunho particular, pois trabalho sozinho, pesquisando na literatura que vou adquirindo e com o suporte do curso de Engenheiro Químico, concluído aí pelo final da década de setenta do ... século passado. Também, o curso à distância, muito proveitoso, do Instituto Condorhuasi, do Maestro Chiti, com duração de dois anos, influiu na minha visão técnica/artística do que realizo. Além disso, mais Simpósios e Congressos que fui freqüentando.
O que vou mostrar, é o meu caminho. Os materiais que uso, os fornos e as massas. Até descobertas inéditas, como o efeito pelotas, da foto abaixo.

A independência na fabricação de massas adquiri há muito tempo, pois os materiais estão disponíveis e muito mais baratos do que comprar massa pronta. Além disso, o caminho fica mais interessante. A cerâmica inteira, desde a fabricação de massas, construção de fornos, até os vidrados produzidos artesanalmente, o aprendizado do uso do torno, vão construindo uma trajetória individual. Inventar mesmo? Alguma coisa, como a técnica de pelotas! Mas o caminho inteiro tem que ser reinventado e adaptado às condições a que estou sujeito. O resultado é o meu resultado. É o que consigo ver e fazer com minha habilidade, condições materiais  e  visão da cerâmica.
Vidrado de redução de malaquita, minério de cobre, 1263 oC, forno à gás.


2 comentários:

Helena Erthal disse...

Prezado Narciso,

parabéns por essa trajetória tão rica de êxitos. Essa peça, em especial, ficou maravilhosa!!!

beijos
helena

Laiz disse...

Muito interessante esse seu trabalho com massas cerâmicas! Parabéns!