segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

OFICINA RAKU E FORNO-IBIRAQUERA-SC(digitando)

Construí, a pedido, um forno de Raku, em inox, para ser usado no litoral, já que a maresia acaba com os tonéis de ferro. Estes são baratos, mas de curta vida. O forno partiu do tamanho da peça que se queria queimar com essa técnica = 75 cm de altura. Então, o forno,além deste tamanho precisou mais 25 cm da câmara de combustão. Altura total, 1 metro e cinco centímetros. A partir daí defini a largura, formato cilíndrico, depois a abertura da entrada de gás e saída superior. A potência do maçarico é uma conseqüência destes dados. Aliás, todos estes dados estão inter-relacionados. Para calcular este forno usei o método do Maestro Chiti. O material usado foi a fibra, internamente, presa com botões refratários. Este material não é recomendado pelo Maestro, que, aliás, abomina, devo ressaltar.
As soluções foram inventadas e a solda com inox sempre apresenta alguma dificuldade, bem como modelar as barras de aço e as chapas. O resultado foi excelente, com apenas um maçarico foi possível fazer a queima, no tempo que se quiser, 30 minutos ou uma hora. Mais rápido que trinta minutos somente com massa preparada para isso, com boa quantidade de materiais que resistam ao choque térmico = talco, chamote e sílica. Foi uma jornada excelente com pessoas muito a fim de aprender a técnica e manusear o forno. Rolou o mais alto astral, bem bacana mesmo. Além da oficina ter acontecido às margens de uma lagoa que tem conexão com o mar.
O aprendizado das técnicas de Raku, como estou acostumado a fazer, é simples. O início deve ser sempre, eu acho, usando vidrado transparente, alcalino, com os corantes mais usados, cobalto, cobre e cromo, depois os opacificantes. Assim, cada pessoa pode começar a pesquisar, conhecendo o comportamento mínimo dos vidrados. Evido o uso de vidrados à base de chumbo, porque o iniciante, precisa tomar cuidado redobrado. Assim, de pois de consolidada a técnica, fica mais fácil preservar-se dos vidrados plúmbicos.
O vidrado com baixo percentual de cobalto dá essa coloração azul suave, celeste.

2 comentários:

Marcia Cury disse...

Olá!Muito legal Narciso sua Oficina de Rakú e forno!Quem sabe poderemos fazer aqui!!!Passei um e-mail pra vc respondendo sobre isso,veja lá!!!Abraço!

Ilca Barcellos disse...

Parabéns Narciso e galera!