terça-feira, 3 de janeiro de 2012

CONGRESSO DE CERÂMICA/CURITIBA

Já está correndo a notícia do cancelamento do CONGRESSO NACIONAL DE CERÂMICA de Curitiba.
O Congresso Nacional de cerâmica é um evento consagrado, do qual participam ceramistas de todo o Brasil e ainda do exterior. É um momento importante da ceramica paranaense, porque aqui aportam ceramistas conhecidos nacional e internacionalmente e suas oficinas e palestras representam um avanço no conhecimento e troca de informações. Curitiba é escasso em escola de cerâmica, aqui praticamente não temos escola de cerâmica num sentido amplo. Tudo funciona em parcelas. Onde é que se vai aprender? Para cursos de aperfeiçoamento, fora este Congresso, é necessário sair daqui. Fazer curso fora, São Paulo, Argentina e por aí afora. Além disso, no Congresso, tem a troca que existe entre os ceramistas, os contatos e os trabalhos.
No caso da Cerâmica Popular, considerando o isolamento que vivem as populações do interior do Estado do Paraná, então, esta ausência do Congresso vai ser um desastre, um abandono total. Sem chances de socorrer aqueles que precisam.
Além do Congresso Nacional de Cerâmica, o Salão Nacional de Cerâmica é o único evento desta natureza no Brasil. Sair de circulação, o Brasil sai perdendo e o Paraná, principalmente.
Penso que o Governo do Estado do Paraná deve apresentar uma justificativa, através do seu Secretário de Cultura Paulino Viapiana. Vejam esse contato:

http://www.cidadao.pr.gov/modules/conteudo/conteudo/php?conteudo=215

O que eu sugiro é o seguinte, também:
1) - Relacionar todos os ceramistas curitibanos e promover um encontro.
2) -Entrar em contacto com todos os ceramistas brasileiros interessados no Congresso , também, ceramistas estrangeiros para uma Tele Conferencia(qualquer via internet) , no dia determinado.
3) - Marcar uma data.
4) - No dia do encontro discutir o"Congresso" e encontrar saídas para a realização.
5) - Chamar a imprensa para dar visibilidade e para que o Governo Estadual (Governador, Secretario Estadual de Cultura, Diretor do Museu Alfredo Andersen) compreenda o alcance do Congresso.
6) - Não deve passar do dia 15 de fevereiro e vamos esquecer o fato de que antes do Carnaval não acontece nada no Brasil.

2 comentários:

Cristina Wassmer disse...

Ao procurar informações sobre o Congresso Nacional de Cerâmica, a sua publicação no blog foi o que encontrei de mais recente. Considerando as datas 3/01/2012 (publicação) e 15/02/2012 (sua proposta) imagino que este ano realmente não haverá o Congresso. Isto está certo?
Se realmente houver algum protesto eu gostaria de participar.
Cristina Wassmer - SP

. disse...

Veja a nova reportagem do Blog sobre o assunto. Está tendo uma mobilização aqui em Curitiba para fazer chegar ao poder público Estadual a compreensão da importância do Congresso e Salão Nacional.
Gilberto.