terça-feira, 23 de dezembro de 2008

FORNO CATENÁRIO-VIDRADO DE SAL


Recebi a visita do Ceramista Português Joaquim José Parreira Pimentão. Falamos sobre nossos trabalhos, projetos, nossos modelos. Concordamos sobre muitos pontos e somos admiradores incondicionais de Bernard Leach, Hamada e outros. Como Joaquim está chegando ao Brasil para morar, pensamos numa atividade que poderíamos fazer conjuntamente e resolvemos começar por uma Vivência de construção de um Forno Catenário, para queima de vidrado de sal, no mês de março. Como segunda parte, uma oficina de vidrados chineses, temoku, sangue de boi e celadon, no mês de abril.
O Forno Catenário não é o forno de melhor aproveitamento, devido á curvatura da abóboda, onde perde-se muito espaço. Todavia a beleza da forma, da curva natural, já é uma obra de arte. Forno Catenário quer dizer forno de Corrente. Pega-se uma corrente, segura-se nas duas pontas, na distância desejada e deixa-se a corrente cair com seu próprio peso, até que dê o comprimento pretendido. A curva formada é a curva catenária. Marca-se o desenho desta curva numa prancha de madeira, inverte-se a posição da curva e teremos a forma do forno. Esta mesma prancha, recortada na curva marcada, pode ser de compensado que fazendo mais uma cópia e prendendo-as com ripas, no comprimento do forno, teremos a zimbra. A zimbra é a estrutura que servirá de apoio e guia para colocar os tijolos na construção do forno, imprescindível na parte superior (abóboda). Depois de colocada a última fileira de tijolos, retira-se a zimbra, desarmando-a do apoio. Poderá ser usada, a zimbra, para a construção de outros fornos .
Vamos construir um Forno Catenário no meu espaço de trabalho, na chácara onde moro. Esse forno será para queima à lenha, com dimensões internas de aproximadamente 80cmx80cmx80cm, construído com tijolos refratários de alta densidade. Estamos prevendo duas entradas, fornalhas. A temperatura de queima será de 1250 graus centígrados, com tiragem (saída do calor) invertida. O Joaquim tem experiência na construção deste tipo de forno. Tem também grande experiência em vidrados de sal. O vidrado de sal tem qualidades excelentes. Não é tóxico, portanto bom para objetos de uso culinário. Tem ainda o famoso "pele de laranja"este belíssimo vidrado de sal.
Esta Vivência estará aberta para quem quiser participar na construção, ou apenas apreciar a construção e aprender como se constrói. Durante esta Vivência meu ateliê estará aberto para todas as pessoas, para produzirem as peças que quiserem. Toda a infra-estrutura do ateliê estará disponível. Argila plástica, anti-plástica, caulim, chamote, talco, sílica, ainda maromba estrutura e mais equipamentos, formas, rolos, ferramentas, tudo à disposição. Estas mesmas peças poderão ser queimadas na inauguração do forno, que será após a secagem dele.
Pretendemos construir este forno no mês de março/09 e estou aceitando inscrição para a participação do evento. Será cobrada uma taxa, que incluirá as refeições. O evento pode ser fotografado, filmado, à vontade. As pessoas também poderão usufruir do espaço da chácara, com área verde, cachoeira. Pretendemos transformar estes dias num encontro de debates, palpites, experiências, para enriquecer o conhecimento e o convívio cerâmico.
Àqueles que se interessarem na participação será fornecido um mapa "como chegar",valores e maiores detalhes.
A foto é da cachoeira da chácara.

Nenhum comentário: