quarta-feira, 19 de maio de 2010

FIGURA HUMANA - MODELADO




Tenho muito prazer em modelar a figura humana. Fiz um curso com Israel Kislanski de São Paulo que modificou a minha forma de olhar a figura humana. Aliás o grande exercício que o Israel propunha era o desenvolvimento do olhar. Normalmente a gente olha para uma figura auxiliar de modelado, uma fotografia, outra escultura, etc, por um minuto, ou trinta segundos, às vezes menos e nem consegue fixar aquela imagem. Olha mas não vê! É difícil, a nossa distração, pouca concentração, os assuntos vários que nos dispersam, atrapalham. Enfim, a batalha do dia a dia desconcentra. Toda essa lezeira de comunicação, obrigações legais (luz, água, telefone, IR, dinheiro, principalmente, etc, etc) mais todo o amplo espectro de interesses jogam nossa cabeça prá todos os lados. Parar para desfrutar um aprendizado quase que se torna impossível. Somente com dinheiro em caixa e problemas menores em pauta é que se pode olhar, limpar a imagem, transferir para o barro, a massa cerâmica. trabalho é longo, deve-se ter persistência. O ideal seria começarmos nisso aí pela adolescência e depois seguindo o aperfeiçoamento ao longo da nossa vida, depois ir melhorando o modelado, sintetizando, estilizando, econtrando a forma, desenvolvendo nosso viver artístico, nossa poesia e lançar essa trama toda de nossa compreensão da vida no nosso trabalho. Bem, primeiro a gente aprende a modelar com as mãos e depois... com os olhos.
O Mestre Israel usa o modelo nu para ensinar. É essencial para se compreender a anatomia, principalmente com o olhar treinado e as mãos habilidosas para mostrar os detalhes anatômicos e tentar ensinar para aqueles que se interessam. A figura humana é o eterno tema. A quantidade de detalhes a serem aprendidos, o prazer milenar de batalhar para dominar o modelado, são atrativos imperiosos.
As figuras das fotos foram feitas durante as aulas do Israel. Exercícios rápidos, nos quais transparecem a técnica que o Mestre quer passar. A técnica de construção da figura humana. Isso foi fundamental. Numa das fotos obscureci a imagem para que realce a forma. A figura está ali. Estou batalhando.

Nenhum comentário: